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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CONCEPÇÕES DE ENSINO DA MATEMÁTICA ELEMENTAR QUE EMERGEM DA PRÁTICA DOCENTE Autor: MONICA CERBELLA FREIRE MANDARINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO - ORIENTADOR
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9066
Catalogação: 27/09/2006 Liberação: 27/09/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9066&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9066&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9066
Resumo:
Título: CONCEPÇÕES DE ENSINO DA MATEMÁTICA ELEMENTAR QUE EMERGEM DA PRÁTICA DOCENTE Autor: MONICA CERBELLA FREIRE MANDARINO
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9066
Catalogação: 27/09/2006 Liberação: 27/09/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9066&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9066&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9066
Resumo:
Este trabalho visou diagnosticar e compreender o que
ocorre na intimidade
das salas de aula, por meio de pesquisa etnográfica. A
metodologia de coleta de
dados envolveu: entrevista, observação direta e cópias dos
materiais didáticos
utilizados pelos alunos em aulas de Matemática das séries
iniciais do Ensino
Fundamental regular, na Cidade do Rio de Janeiro, no
período de 2002 a 2004.
Foram analisadas 424 aulas de 116 professores, o que
possibilitou a descrição das
principais características das aulas observadas, usando
técnicas de análise de
conteúdos. Como resultados, discuto as práticas didáticas
dos professores em ação
e identifico características recorrentes, analisando: os
materiais e recursos que
escolhem, as atividades que propõem aos alunos, as
relações que se estabelecem
em sala de aula, os problemas complexos que os professores
enfrentam, e
finalmente, as concepções sobre o ensino de Matemática que
parecem sustentar as
práticas dos professores do grupo estudado. As análises
mostram, ainda, a força de
um saber profissional, que se constrói na prática, e a
influência das experiências
dos professores quando alunos, evidenciando a existência
de uma cultura docente
que preserva concepções e adapta propostas de mudança a
velhas práticas.