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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA: TRABALHO, SABERES E PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE Autor: HILDA APARECIDA LINHARES DA SILVA MICARELLO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SONIA KRAMER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 8721
Catalogação: 24/07/2006 Liberação: 24/07/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8721&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8721&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8721
Resumo:
Título: PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA: TRABALHO, SABERES E PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE Autor: HILDA APARECIDA LINHARES DA SILVA MICARELLO
Nº do Conteudo: 8721
Catalogação: 24/07/2006 Liberação: 24/07/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8721&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8721&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8721
Resumo:
Esta tese tem por objeto a docência e os saberes de
professores da pré-escola. Propõe-se a compreender como os
processos de construção e circulação desses saberes,
articulados a aspectos históricos e institucionais,
revelam a construção de identidades de professores da
educação infantil. Assumindo que o saber docente é sempre
um saber para o outro, que se explicita nas relações
interpessoais, mediadas pela linguagem, esta tese busca,
na voz de professores da pré-escola, os sentidos dessa
profissão, que vem se construindo no paradoxo da afirmação
e da negação e na tensão entre os discursos que
historicamente vêm construindo uma identidade do professor
de educação infantil e a percepção desses profissionais
sobre sua docência. As análises desenvolvidas neste estudo
se apóiam no material empírico produzido ao longo de
pesquisa de campo, realizada em três Escolas Municipais de
Educação Infantil da rede pública municipal de Juiz de
Fora, e na filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin. A
partir dessas análises foi possível compreender os saberes
dos professores da educação infantil amalgamados a partir
de alguns saberes de referência, como o saber brincar,
saber narrar e saber acolher. Esses saberes, construídos
na vivência do tempo numa dimensão fenomenológica, não
encontram espaços para sua afirmação e circulação nos
contextos institucionais, marcados pela fragmentação do
tempo e das relações interpessoais, o que tem repercussões
no modo como esses sujeitos constroem suas identidades
profissionais.