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Coleção Digital
Título: REPETÊNCIA EM ESCOLAS DE PRESTÍGIO: QUANTO, QUANDO E COMO ACONTECEM Autor: DIANA DA VEIGA MANDELERT
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ZAIA BRANDAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 38080
Catalogação: 20/05/2019 Liberação: 20/05/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38080&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38080&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38080
Resumo:
Título: REPETÊNCIA EM ESCOLAS DE PRESTÍGIO: QUANTO, QUANDO E COMO ACONTECEM Autor: DIANA DA VEIGA MANDELERT
Nº do Conteudo: 38080
Catalogação: 20/05/2019 Liberação: 20/05/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38080&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38080&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38080
Resumo:
Esta pesquisa estudou o fenômeno da repetência em um contexto pouco
pesquisado– colégios de prestígio e camadas médias e altas. Apoiada em Revel
(1998), assumi como estratégia para o estudo o jogo de escalas. O trabalho se
divide em quatro partes que, em escalas diferentes, buscam analisar o fenômeno: na
sua magnitude e no processo concreto de reprovação. A primeira parte com os dados
do PISA de 2006 realizei uma comparação do risco de atraso escolar no Brasil com
outros três países: o México, a Argentina e a Colômbia, considerando o nível
socioeconômico e a dependência administrativa da escola, controlando os resultados
pelo desempenho dos estudantes em leitura. Vi que o risco de defasagem é muito
maior no Brasil do que nos outros países mesmo entre os alunos das camadas mais
altas. Na segunda parte construí um panorama do fluxo escolar em 15 escolas entre as
de maior pontuação pelo ranqueamento feito pelo Enem. Constatei que todas as
escolas reprovam seus alunos, mas que existem diferentes padrões de reprovação. Na
terceira parte do trabalho analisei a entrada e a saída dos alunos ao longo dos 11 anos
necessários para a formatura de uma geração em duas escolas de prestígio, fiz o que
chamei de ciclo de série. Observei que os níveis de reprovação têm dois pontos altos:
na sexta e na sétima série, e no primeiro ano do ensino médio, praticamente inexiste a reprovação no
primeiro segmento do ensino fundamental. Para cada dez alunos que entram nessas escolas
apenas três se formam sem reprovações. A última parte do trabalho foi a observação
dos conselhos de classe de uma das escolas pesquisadas anteriormente. A enturmação
das turmas e a manutenção das médias em zona de corte favoreceram a possibilidade
de reprovar os alunos. No momento da avaliação final destaca-se a importância de um
tipo específico de envolvimento familiar e a melhor adequação dos alunos das
camadas médias no projeto de escolas de prestígio.