XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: FACEWORK VIA E-MAIL: INTERAÇÃO ESTRATÉGICA NO ENSINO A DISTÂNCIA Autor: ELIZABETH VARGES DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
EDISON LUIS GASTALDO - ORIENTADOR
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 22092
Catalogação: 26/09/2013 Liberação: 26/09/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22092&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22092&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22092
Resumo:
Título: FACEWORK VIA E-MAIL: INTERAÇÃO ESTRATÉGICA NO ENSINO A DISTÂNCIA Autor: ELIZABETH VARGES DE SOUZA
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 22092
Catalogação: 26/09/2013 Liberação: 26/09/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22092&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22092&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22092
Resumo:
A educação a distância mediada pelo computador proporciona variadas
formas de interação. Os cursos oferecidos nesta modalidade diferem tanto
conceitual quanto metodologicamente no que concerne sua elaboração,
implementação e aperfeiçoamento. Porém, aparentemente, tais questões não são o
calcanhar-de-aquiles da EaD, posto que muito tem sido estudado e debatido sobre
o processo de aprender a aprender, o desenvolvimento da autonomia do aluno, o
trabalho colaborativo e o papel do professor neste novo ambiente. A
transformação realmente significativa após a inserção das tecnologias da
comunicação e da informação no cenário educacional se deu na forma de se
comunicar e de interagir, posto que foi a crescente facilidade de acesso à Internet,
juntamente com o desenvolvimento de aplicativos e diferentes ambientes de
aprendizado online, o que possibilitou novas e diversificadas formas de interação,
ampliando o leque de possibilidades de comunicação. Portanto, é a partir de
questionamentos acerca de como os processos interacionais ocorrem no ambiente
institucional online e como as pessoas, no caso desta pesquisa, os alunos,
negociam significados e constituem suas posições sociais é que trarão uma nova
perspectiva de entendimento da aprendizagem mediada pelo computador. Assim,
tendo como suporte metodológico as questões de face e do manejo da impressão
de Goffman, aliados aos pressupostos da sociolinguística interacional, como as
pistas de contextualização e o footing dos interagentes, é que procedo às análises
do conteúdo dos e-mails trocados entre alunos e mediadora, levando em
consideração que as interações devem ser compreendidas dentro das limitações
impostas pela tecnologia. Assim sendo, esta pesquisa objetivou, através de dois
tipos distintos de análise, uma formal e outra discursiva, contribuir para um
entendimento mais abrangente da utilização do e-mail tanto como um meio que possibilita atestar a dinamicidade das interações quanto compreender como
questões relacionadas à face emergem e podem exercer um papel crucial no
ensino-aprendizagem a distância.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |