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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PERCEPÇÃO, INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA/ CULTURA ESTRANGEIRA: DIFERENTES OLHARES SOBRE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS BRASILEIROS E ALEMÃES Autor: MERGENFEL A VAZ FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSA MARINA DE BRITO MEYER - ORIENTADOR
MONICA MARIA GUIMARAES SAVEDRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16283
Catalogação: 15/09/2010 Liberação: 15/09/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16283&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16283&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16283
Resumo:
Título: PERCEPÇÃO, INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA/ CULTURA ESTRANGEIRA: DIFERENTES OLHARES SOBRE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS BRASILEIROS E ALEMÃES Autor: MERGENFEL A VAZ FERREIRA
MONICA MARIA GUIMARAES SAVEDRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16283
Catalogação: 15/09/2010 Liberação: 15/09/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16283&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16283&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16283
Resumo:
Esta pesquisa parte da premissa de que a comunicação intercultural será
tanto mais eficaz se tivermos em mente as diferenças culturais, ou, em outras
palavras, as diferenças de percepção que estão em jogo nesta comunicação.
Destacamos, dessa forma, como objetivo geral deste estudo, a análise comparativa
da percepção de textos multimodais, mais especificamente, anúncios publicitários
impressos em revistas brasileiras e alemãs, por aprendizes brasileiros de ALE
(Alemão como Língua Estrangeira) e por aprendizes alemães de PLE (Português
como Língua Estrangeira), com atenção para a dimensão intercultural envolvida
nesta atividade, destacando a importância de tal dimensão para o processo de
ensinar e aprender línguas/culturas estrangeiras. Os dados que fazem parte deste
trabalho foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com aprendizes
em escolas de língua no Brasil e na Alemanha, e foram analisados com base em
conceitos desenvolvidos sobretudo nas áreas de Sociolinguística, Cruzamento
Cultural e Antropologia Social. A análise dos dados aponta para a identificação
tanto de aspectos culturais mais diretamente relacionados a usos linguísticos (uso
de pronomes pessoais e formas de tratamento, por exemplo), quanto de aspectos
culturais mais subjetivos (a percepção de estados emocionais, a visão de trabalho,
entre outros), revelando-se como rico e potencial material de pesquisa, estudo ou
consulta aos interessados principalmente na área de ensino e aprendizagem de
ALE e PLE e cruzamento cultural Brasil- Alemanha.