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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: USOS E APROPRIAÇÕES DOS SEM-TELA NA REDE: UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AS CONDIÇÕES DE ACESSO DOS JOVENS À INTERNET NO BRASIL E NA ITÁLIA Autor: RITA DE CASSIA SOUZA LEAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15434
Catalogação: 25/03/2010 Liberação: 25/03/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15434&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15434&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15434
Resumo:
Título: USOS E APROPRIAÇÕES DOS SEM-TELA NA REDE: UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AS CONDIÇÕES DE ACESSO DOS JOVENS À INTERNET NO BRASIL E NA ITÁLIA Autor: RITA DE CASSIA SOUZA LEAL
Nº do Conteudo: 15434
Catalogação: 25/03/2010 Liberação: 25/03/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15434&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15434&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15434
Resumo:
A tese apresenta um estudo comparativo entre o Brasil e a Itália, no que se
refere aos usos e apropriações que os jovens da população de baixa renda ou com
poucas oportunidades de acesso, fazem da e na Internet. Com base nos
pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, a investigação visa
compreender as mudanças provocadas pela inserção da rede no cotidiano desses
jovens, considerando duas realidades distintas. Assim, em diálogo contínuo com
os teóricos que estudam o tema, a tese apresenta e analisa discursos oficiais e
midiáticos, dados estatísticos sobre os usos das TIC’s nos dois países, além das
falas de coordenadores, mentores e usuários. Na delimitação do campo empírico,
a tese faz um recorte na realidade italiana, elegendo o projeto terza área
desenvolvido pelo Cremit - Centro de Pesquisa da Universidade Católica do
Sagrado Coração de Milão em parceria com o Instituto Escolar Oriani Mazzini,
voltado para a inclusão de estudantes com poucas oportunidades de acesso aos
meios. Já no Brasil, o recorte recaí sobre as LAN houses, centros pagos de acesso
à Internet, por meio das falas dos estudantes do Instituto de Educação Clélia
Nanci, em São Gonçalo, Rio de Janeiro, todos na condição de usuários freqüentes
das LANs, fenômeno que perpassa as diferentes classes sociais, mas são locais
preferidos para o acesso à Internet entre a população menos favorecida. Nesse
sentido, é introduzida a questão da desigualdade de acesso, da divisão digital, da
construção da cidadania e da democracia, além do papel da educação nesse
contexto. As contribuições significativas estão na reflexão crítica sobre a questão
do acesso e nos questionamentos sobre a divisão digital, tanto no Brasil, quanto na
Itália. Os resultados obtidos oferecem pistas para a articulação de projetos
educativos que concebam a inclusão digital sob a ótica da inclusão social, posto
que, como indicam os dados, uma não se realiza sem a outra.