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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A VOZ DO OUTRO NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: A QUESTÃO DA PRIMEIRA PESSOA Autor: EDUARDO MIRANDA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA FOLLAIN (VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14522
Catalogação: 29/10/2009 Liberação: 29/10/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14522&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14522&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14522
Resumo:
Título: A VOZ DO OUTRO NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: A QUESTÃO DA PRIMEIRA PESSOA Autor: EDUARDO MIRANDA SILVA
Nº do Conteudo: 14522
Catalogação: 29/10/2009 Liberação: 29/10/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14522&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14522&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14522
Resumo:
O objetivo da dissertação é investigar a construção da narrativa em primeira
pessoa no cinema de ficção brasileiro contemporâneo, levando em conta a crítica que se
fez, nos anos 70, à voz do saber e ao uso da terceira pessoa, predominante no discurso
do Cinema Novo - fruto de um período em que as artes caminhavam em consonância
com um projeto coletivo e igualitário de nação, confiantes na importância do papel do
artista para a conscientização do povo. Parte-se da conjunção, no pós-golpe militar,
entre a autocrítica dos cineastas intelectuais e o surgimento do cinema direto, com
captação simultânea de imagem e som, para pensar os desdobramentos da proposta de
dar voz ao outro de classe no cinema da atualidade. A ascensão da primeira pessoa no
documentário brasileiro, com a ênfase dada à entrevista, fornece subsídios para
compreender o debate ético que se trava em torno da ficção cinematográfica em
primeira pessoa, neste início do século XXI. No recorte da dissertação, os seguintes
filmes foram selecionados como objeto de análise: O homem que copiava (2003), de
Jorge Furtado, Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles e Tropa de Elite (2007),
de José Padilha.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |