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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: UMA MORADA: LINGUAGEM E POESIA EM HEIDEGGER Autor: MARIA INES GONCALVES MOLL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
EDUARDO JARDIM DE MORAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12232
Catalogação: 24/09/2008 Liberação: 24/09/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12232&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12232&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12232
Resumo:
Título: UMA MORADA: LINGUAGEM E POESIA EM HEIDEGGER Autor: MARIA INES GONCALVES MOLL
Nº do Conteudo: 12232
Catalogação: 24/09/2008 Liberação: 24/09/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12232&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12232&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12232
Resumo:
A linguagem, de acordo com Heidegger, não é um instrumento
disponível que possibilita a comunicação entre os homens,
ou seja, a linguagem não se resume a um meio de expressão.
Contudo, na era da técnica, a linguagem é vista
exclusivamente como meio que serve à troca de informação.
Por isso, o filósofo afirma que para pensar a linguagem é
preciso penetrar na fala da linguagem e não
na fala do homem. E, para Heidegger, a linguagem fala
primeiramente no poema. No entanto, o homem só pode dizer,
ou melhor, mostrar e fazer aparecer aquilo
que se mostra a ele. Por isso é que, antes de se tornar um
dizer, a poesia é na maior parte do tempo uma escuta, ato
que só se torna possível quando o homem
compreende a palavra não apenas como signo que remete ao
significado, mas como abrigo permanente, capaz de arrancar
do esquecimento abissal o próprio existir das coisas. Para
Heidegger, é este dizer e, ao mesmo tempo, a escuta deste
imenso silêncio que permite ao homem tornar-se mortal,
impedindo dessa maneira que ele permaneça congelado na
idéia do animal racional.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CONCLUSÃO | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |