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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ENTRE A BOLA E O MP3: DIFERENÇA ADOLESCENTE, DIALOGIA E REGULAÇÃO DO COLETIVO ESCOLAR Autor: MIRIAM SOARES LEITE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA MARIA FERRAO CANDAU - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11632
Catalogação: 15/05/2008 Liberação: 15/05/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11632&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11632&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11632
Resumo:
Título: ENTRE A BOLA E O MP3: DIFERENÇA ADOLESCENTE, DIALOGIA E REGULAÇÃO DO COLETIVO ESCOLAR Autor: MIRIAM SOARES LEITE
Nº do Conteudo: 11632
Catalogação: 15/05/2008 Liberação: 15/05/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11632&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11632&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11632
Resumo:
Este estudo de caso se desenvolveu com base em pesquisa
documental, entrevistas com gestoras, professoras, agente
educadora e alunos adolescentes de uma escola pública da
rede municipal da cidade do Rio de Janeiro, onde também
se realizaram observações de cunho etnográfico ao longo do
ano letivo de 2006. Discutem-se os diferentes modos de
dialogia observados no cotidiano dessa escola, em
articulação com as questões de regulação do coletivo,
privilegiando-se as sétima e oitava séries (atuais oitavo e
nono anos) do ensino fundamental, onde foram observadas
aulas em quatro turmas. O foco foi prioritariamente
didático, reafirmando-se nesse campo a
multidimensionalidade dos processos de ensinoaprendizagem
de que se ocupa e o diálogo com as contribuições das
teorias crítica e intercultural. Colocaram-se como
interlocuções teóricas basilares os estudos de
Vera Candau e de Peter McLaren, no que se refere à Didática
e às perspectivas crítica e intercultural, e, na abordagem
do sentido e da produtividade dos atos de
regulação discutidos, os trabalhos de Norbert Elias acerca
da trajetória da construção cultural dos modos
comportamentais hegemônicos no ocidente. O corpus
documental construído na pesquisa de campo foi analisado a
partir da questão como os modos escolares de dialogia podem
afetar a regulação do coletivo adolescente no ensino
fundamental? - que se desdobrou nos questionamentos que se
seguem: como os sujeitos investigados significavam
adolescência, indisciplina e violência escolar? Como a
questão da diferença apareceu nesses processos de
significação? Que comportamentos em relação ao coletivo
foram assim favorecidos? A heterogeneidade percebida na
escola pesquisada, contudo, não permite que sobre ela se
discuta em termos singulares. Nesse sentido, se por um lado
se identificou freqüente desqualificação da voz
adolescente, fundamentada em uma visão essencialista e
negativa dessa faixa etária, que tendia a comprometer a
possibilidade de diálogo intercultural entre os
adolescentes e parte dos adultos desse espaço, por outro,
profissionais que não assumiam essa perspectiva, abrindo-se
dialogicamente à diferença adolescente, tendiam a ter
menores problemas de indisciplina nas suas aulas, como
dispersão e microviolências. Para além dos encaminhamentos
didático-pedagógicos identificados, discutem-se outros
aspectos do entorno sociocultural mais amplo que também
afetavam as questões em análise, como crise da autoridade,
declínio do programa institucional (conforme descrito por
François Dubet), cultura cibernética, precariedade das
condições de ensino-aprendizagem. Questionam-se,
desse modo, as generalizações que atribuem o quadro de
dificuldades de convivência e comportamento adolescente
enfrentado por muitas escolas na atualidade a uma suposta
ruptura cultural por parte das novas gerações,
observando-se que, entre a bola e o mp3, os adolescentes da
escola investigada optavam por ambos.