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Coleção Digital
Título: COTIDIANO ESCOLAR E MUDANÇA SOCIOCULTURAL: A EXPERIÊNCIA DO COLÉGIO STELLA MARIS Autor: CRISTINA AZEREDO LOPES TEPEDINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA MARIA FERRAO CANDAU - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10741
Catalogação: 23/10/2007 Liberação: 23/10/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10741&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10741&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10741
Resumo:
Título: COTIDIANO ESCOLAR E MUDANÇA SOCIOCULTURAL: A EXPERIÊNCIA DO COLÉGIO STELLA MARIS Autor: CRISTINA AZEREDO LOPES TEPEDINO
Nº do Conteudo: 10741
Catalogação: 23/10/2007 Liberação: 23/10/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10741&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10741&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10741
Resumo:
Inserida no contexto dos estudos sobre diversidade
cultural e
educação, esta pesquisa focaliza o processo de mudança que
o
Colégio Stella Maris passou nos últimos anos. Esta
instituição de
ensino, uma tradicional escola confessional da cidade do
Rio de
Janeiro, ao longo dos seus 65 anos atendeu às classes
média e alta do
Rio de Janeiro. No ano 2000, devido a diferentes
circunstâncias e a
uma opção da congregação religiosa responsável pela
escola, passou a
atender prioritariamente à população de seu entorno
geográfico, os
moradores da favela do Vidigal. O objetivo central da
investigação foi
identificar as implicações da mudança de clientela na
instituição
escolar e na prática cotidiana dos professores e
professoras. As
principais estratégias utilizadas na pesquisa de campo
foram: análise
documental, observação e entrevistas com os principais
atores. Na
análise dos dados, especial atenção foi dada às
implicações das
questões estudadas à diversidade sociocultural na dinâmica
pedagógica da escola.