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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: UMA INVESTIGAÇÃO NA INTIMIDADE DO PORTRAIT FOTOGRÁFICO Autor: MARIA TERESA FERREIRA BASTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARILIA ROTHIER (MARILIA ROTHIER CARDOSO) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10678
Catalogação: 02/10/2007 Liberação: 02/10/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10678&idi=1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10678&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10678
Resumo:
Título: UMA INVESTIGAÇÃO NA INTIMIDADE DO PORTRAIT FOTOGRÁFICO Autor: MARIA TERESA FERREIRA BASTOS
Nº do Conteudo: 10678
Catalogação: 02/10/2007 Liberação: 02/10/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10678&idi=1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10678&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10678
Resumo:
Esta tese dirige seu foco para o portrait fotográfico,
examinando-o
enquanto um gênero de reprodução da imagem e enquanto
duplo processo
interativo que envolve o retratado, o fotógrafo e o
observador da foto nos
momentos que precedem o ato fotográfico e se sucedem a
este. Interessa à
reflexão aqui desenvolvida, considerar o portrait como
campo de forças, capaz de
materializar uma imagem convencionalmente tomada pela
identidade de um
indivíduo, mas também questionada pelo olhar que distancia
a foto de qualquer
referente e destaca sua composição e sua força enquanto
imagem. Sem perder de
vista o panorama histórico da representação humana,
escolheu-se para formar o
corpus da pesquisa a produção de portraits dos fotógrafos
franceses do século
XIX, Félix Nadar (1820-1910) e Eugène Disdéri (1819-1889).
Os dois são
considerados cânones da fotografia oitocentista,
trabalharam durante o chamado
período de ouro do gênero na França; e seus estilos
influenciaram a fotografia
no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Esses fotógrafos
dedicaram-se também às
escritas autobiográfica e ensaística, objetos paralelos de
trabalho interpretativo. O
olhar com que o século XIX se dirigia ao portrait oscilava
entre o reconhecimento
da semelhança identificadora e a revelação da intimidade
secreta. A perspectiva
escolhida foi a de situar a intimidade e a semelhança na
contraposição entre uma
noção de profundidade proveniente da visão romântica e
arraigada no senso
comum e uma noção de superfície, a partir da ótica
contemporânea que destitui
o sujeito desse espaço profundo e o constrói na
exterioridade, no fora.