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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DE VOLTA À ESCOLA: ESCOLARIZACAO E FORMAS DE SOCIABILIDADE DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES Autor: MARIA ELENA MARTINEZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA MARIA FERRAO CANDAU - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10043
Catalogação: 13/06/2007 Liberação: 13/06/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10043&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10043&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10043
Resumo:
Título: DE VOLTA À ESCOLA: ESCOLARIZACAO E FORMAS DE SOCIABILIDADE DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES Autor: MARIA ELENA MARTINEZ
Nº do Conteudo: 10043
Catalogação: 13/06/2007 Liberação: 13/06/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10043&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10043&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10043
Resumo:
A análise das formas de sociabilidade de jovens, alunos e
alunas do ensino médio
para jovens e adultos na Argentina podem ser de
importância para explicar os
processos de escolarização. A tese resume algumas das
principais questões sobre
o tema dos jovens, suas práticas culturais e a relação com
a escola, surgidas de
pesquisas feitas na Argentina e América Latina durante a
última década. Através
de observações, questionários e entrevistas, examina o
impacto social das
mudanças em relação às configurações familiares e aos
grupos de pares, na
perspectiva dos trabalhos de Pierre Bourdieu e Bernard
Lahire. Considera também
o lugar das novas tecnologias de comunicação e da
informação na configuração
das novas juventudes das camadas populares, um fenômeno
emergente que tem
cada vez mais visibilidade. Teve como finalidade
compreender o conjunto de
disposições vinculadas às formas de sociabilidade que
podem explicar, em parte, a
permanência no processo de escolarização e as múltiplas
estratégias na tentativa
de escapar da desfiliação escolar no ensino médio. O
conhecimento
aprofundado da vida dos jovens pode oferecer pistas para
pensar sobre as
condições de possibilidade de mudanças nas políticas de
escolarização que
favoreçam a finalização dos estudos nas camadas populares,
tendo em perspectiva
uma educação baseada em princípios de justiça e
reconhecimento para os novos
jovens.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS |