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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: TÉCNICA, TERRITÓRIO E ENSINO A DISTÂNCIA: ARTICULAÇÕES HISTÓRICO-TEÓRICAS Autor: SAULO DE SOUZA LADEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
IVALDO GONCALVES DE LIMA - ORIENTADOR
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16729
Catalogação: 12/01/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16729@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16729@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16729
Resumo:
Título: TÉCNICA, TERRITÓRIO E ENSINO A DISTÂNCIA: ARTICULAÇÕES HISTÓRICO-TEÓRICAS Autor: SAULO DE SOUZA LADEIRA
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16729
Catalogação: 12/01/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16729@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16729@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16729
Resumo:
O objetivo principal deste trabalho dissertativo é tentar provar que a
implantação de cursos superiores na modalidade de ensino à distância tem a
capacidade de promover a existência de novos territórios e, conseqüentemente,
territorialidades. Para tal, foi feito um resgate histórico, com ênfase no século XX,
no intuito de verificarmos o quanto a difusão do meio técnico-científico
informacional contribuiu para que o ensino à distância proliferasse no Brasil, e
mais precisamente, a partir de três instituições de ensino superior que oferecem tal
modalidade, de modo a gerar novos territórios. Assim, tento demonstrar que a
técnica possui relevante papel na efetivação dos mesmos. O conceito de
territorialidade utilizado no embasamento teórico foi a definição de Robert Sack,
que as considera como sendo estratégias de controle e influência sobre pessoas e
objetos através do controle de um território, conjugada com a definição ofertada
por Rogério Haesbaert como as formas e as relações políticas, culturais, sociais e
econômicas produzidas e reproduzidas por um grupo ou grupos sociais no
território. Isso possibilitou concluir que: sendo a oferta deste tipo de serviço o
resultado de um conjunto de políticas públicas e privadas, é possível que
diferentes estratégias sejam traçadas a partir do ensino superior à distância por
cada uma das instâncias já citadas com igualmente diferentes objetivos, gerando
novas relações de poder e, como conseqüência, novos territórios.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |