XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: TECHNIQUES, TERRITORY AND DISTANCE LEARNING: HISTORICAL AND THEORETICAL APPROACHES Autor: SAULO DE SOUZA LADEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
IVALDO GONCALVES DE LIMA - ADVISOR
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 16729
Catalogação: 12/01/2011 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16729@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16729@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16729
Resumo:
Título: TECHNIQUES, TERRITORY AND DISTANCE LEARNING: HISTORICAL AND THEORETICAL APPROACHES Autor: SAULO DE SOUZA LADEIRA
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 16729
Catalogação: 12/01/2011 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16729@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16729@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16729
Resumo:
The main objective of this work reported and try to prove that the
establishment of courses in distance learning mode has the ability to promote the
existence of new territories and, consequently, territorialities. To this end, it was
made a historical review, with emphasis on the twentieth century, in order to
verify how the diffusion of technical means and scientific informational
contributed to distance learning proliferated in Brazil, and more specifically, from
three institutions higher education that offer such a mode, to generate new
territories. So I try to demonstrate that the technique has significant role in
attaining them. The concept of territoriality used in the theoretical framework was
the definition of Robert Sack, who considers them as strategies to control and
influence over people and objects through the control of a territory, coupled with
the definition offered by Rogerio Haesbaert as the forms and relations political,
cultural, social and economic produced and reproduced by a group or social
groups in the territory. This led us to conclude that: being the provision of such
service, the result of a combination of public and private policies, it is possible
that different strategies are drawn from higher education at a distance by each of
the aforementioned instances also with different goals, generating new power
relations and, consequently, new territories.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
INTRODUCTION | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
REFERENCES |