XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: STRATEGICAL ALIGNMENT OF THE TECHNOLOGY OF INFORMATION: A STUDY OF CASE IN THE UNITS OF BUSINESS OF THE SEGMENT OF REFINING OF THE PETROBRAS Autor: MARCUS VINICIUS DE MORAES FONSECA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 4633
Catalogação: 11/03/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4633@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4633@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4633
Resumo:
Título: STRATEGICAL ALIGNMENT OF THE TECHNOLOGY OF INFORMATION: A STUDY OF CASE IN THE UNITS OF BUSINESS OF THE SEGMENT OF REFINING OF THE PETROBRAS Autor: MARCUS VINICIUS DE MORAES FONSECA
Nº do Conteudo: 4633
Catalogação: 11/03/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4633@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4633@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4633
Resumo:
Although evidences in the literature are found that the
Information Technology (IT) has the power to transform
industries and markets, many organizations are still
confronted with difficulties in the use of this potential
to get competitive advantages. The promotion of the
strategical alignment during all the stages of the planning
process can assist the executives of the organizations in
the implementation of actions that optimize the strategical
use of IT. The present survey involved a study of multiple
cases in the Business Units of the Refining of the
Petrobras, with the objective to construct a model to
assist the management of the Information Technology in view
of guaranteeing the alignment of its actions with the
strategies of the business, in order to increase the
contribution of IT for a better performance of these Units.
Assuring this alignment, has become particularly necessary
with the strong competition in the oil sector, as a result
of the opening of its market, in Brazil, since January 2002.
In the light of the theoretical reference, this study
concludes that, in the Units in question, there is merely a
partial alignment of IT with the organization´s strategic
objectives. The study proposes some mechanisms to mitigate
the factors that inhibit the promotion of a higher degree
of IT´s strategic alignment. As an additional contribution,
this study suggests that the promotion of the strategical
alignment of IT be carried out in the context of the life
cycle of the Balanced Scorecard (BSC), that is being
implemented in the firm.
Descrição | Arquivo |
COVER, THANKS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY, LISTS, EPIGRAPH | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND ANNEX |