XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE POSTER DESIGN IN CINEMA MARGINAL AND PORNOCHANCHADA Autor: SIMONE ALBERTINO DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALBERTO CIPINIUK - ADVISOR
Nº do Conteudo: 12359
Catalogação: 16/10/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12359@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12359@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12359
Resumo:
Título: THE POSTER DESIGN IN CINEMA MARGINAL AND PORNOCHANCHADA Autor: SIMONE ALBERTINO DA SILVA
Nº do Conteudo: 12359
Catalogação: 16/10/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12359@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12359@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12359
Resumo:
The dissertation Poster design in Cinema Marginal and
Pornochanchada aims at understanding the way the movie
posters from these films genres, in the era between
1968 and 1973, convey, in their graphic characteristics,
marks from the historical moment in which they were
produced. To achieve this, the selected pieces are analysed
from a mainly symbolic perspective, which makes possible
for us to perceive that the singularity of the movie poster
is not only found in its choices of graphical design, but
also in the relationship that is permanently, linked to
cinema`s own social imaginary, to social relationships, and
to individual affective memory. During the course of this in
investigation, an overview of the social, political and
cultural contexts of the era is presented, and also an
analysis that, from the empirical observation of the movie
posters in question, the comparison of different aesthetics
and particular narratives to each film genre, and also
taking into consideration the different methods of
production of the movie poster itself, tries to understand
the importance of the movie poster for Brazilian social
history, and national development of graphic design, while
also identifying the influence of historical context on the
development of graphic design, and what could turn the
movie poster into a device that can go beyond its original
function of commercial communication.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
REFERENCES AND ANNEX |