Objetivo de um software para simular de circuitos é uma forma de testar os circuitos sem ter que soldá-los.
Cada vez mais os computadores são usados para analisar circuitos eletrônicos. Os programas de simulação de hoje são tão bons que projetistas eletrônicos podem estar 95% seguros sobre o comportamento de quase todos os circuitos, sem ter que fazer uma solda sequer. Além do mais, a simulação não está limitada somente ao diagrama do circuito. Tendo projetado a placa de circuito impresso, por exemplo, você pode rodar uma simulação para verificar o efeito das trilhas de cobre na placa.
A simulação de circuitos eletrônicos não é fácil. Sem surpresa, isso só não foi prático antes da chegada de grandes e poderosos sistemas de computador. O primeiro simulador desenvolvido nos anos sessenta foi o chamado CANCER, que depois foi seguido pelo SPICE. SPICE é uma abreviação para Simulation Program with Integrated Circuit Emphasis.
Inicialmente, os programas de simulação eletrônica eram limitados a componentes simples. Hoje, no entanto, os modelos são muitos realistas, já que quase todos os passos do projeto pode ser simulado.