Definindo Estímulos

Os estímulos que podem ser escolhidos são fontes de onda quadrada, senóides, fontes constantes, pulsos, etc. Como exemplo, citaremos a colocação de uma fonte de onda quadrada. Um modo de defini-la é o seguinte:

Basta então o usuário posicionar adequadamente a fonte de tensão que ele escolheu onde deseja. A fonte VSCR é bastante genérica, podendo tanto ser DC como AC. É necessário então configurá-la para gerar a onda quadrada desejada. Para isto, deve-se clicar duas vezes no esquemático representativo da fonte. Na janela que se abre, observa-se dois campos:

Name - pode ser AC, DC, transiente, etc.

Value - valor associado ao respectivo campo.

Neste caso, o modo mais simples de definir um gerador de onda quadrada é selecionar transiente (trans) no campo Name. O campo Value deve ser preenchido da seguinte forma:

pulse (0V 5V 10n 10n 10n 0.5u 1u)

A seguir, explica-se cada uma dessas opções:

O terminal negativo da fonte VSRC deve ser aterrado. O componente de terra é obtido da seguinte forma no Menu: Clicando duas vezes em cima de qualquer componente (como resistores, capacitores, indutores, fontes, etc), seu valor poderá ser alterado. Basta digitar o valor desejado no campo value.