Executando a Simulação

Uma vez desenhado o circuito e definidos os parâmetros da simulação, o PSPICE propriamente dito pode ser executado, procedendo assim a simulação. Uma vez salvo o arquivo .sch, a simulação do circuito é bastante simples, podendo ser feita dentro do próprio “schematics”. Para isto, no menu basta selecionar Analysis/ Run Pspice.

Ao ser escolhida esta opção, dois eventos ocorrem:

O Probe permite diversas facilidades para visualização dos resultados, como por exemplo: Zoom, barra vertical deslizante ao longo das saídas, janelas que mostram níveis lógicos de todas as saídas a cada instante entre outras.

ATENÇÃO: Sempre que um determinado sinal aparecer na cor vermelha no Probe, significa que o pino associado está com um valor indefinido de tensão. Isto corresponde possivelmente a algum erro no projeto do circuito. Deve-se então editar o arquivo com terminação .OUT (gerado pelo Pspice), que descreve possíveis erros ou warnings na simulação. Alternativamente o usuário pode optar por rodar o Pspice e o Probe fora do Schematics. Para isto, basta entrar nessas duas ferramentas clicando-se os respectivos ícones.