Sociedade da Informação Pesquisa e Internet Internet e WWW Navegadores e buscadores Avaliação Formação do professor |
Internet e WWW
Internet
A Internet é realmente um emaranhado de máquinas, cabos, modems e software. Tecnicamente, é uma rede de computadores, todos com um denominador comum - o protocolo Transmission Control Protocol / Internet Protocol - TCP/IP .
Seu sucesso e a dependência que ela causa nas pessoas não estão na sua capacidade de intercomunicação entre os diversos tipos de computadores. São frutos dos serviços e das conseqüentes facilidades que a tecnologia proporciona, tais como: a comunicação direta, a possibilidade de acesso e transferência de dados e, sobretudo, a recuperação e o intercâmbio de informação.
World Wide Web (WWW)
Tim Berners-Lee, pesquisador inglês implementou, em 1993, sua proposta de criação de um ambiente que possibilite ao usuário folhear documentos, utilizando uma metáfora do hipertexto, realizando, assim, antigos sonhos de Vannevar Bush (1945) e Ted Nelson (1966).
Ele mesmo batiza o sistema de World Wide Web - WWW, ou teia de abrangência mundial em tradução literal e consagrada pela mídia, antevendo, já na época, a formação de um grande emaranhado de informações, espalhadas fisicamente pelos cinco cantos do mundo. A idéia da teia mundial estava lançada, e o uso da Internet disseminado pelo mundo.
Um ano mais tarde, um estudante de Ciência da Computação da Universidade de Illinois - Marc Andreessen, considerou a hipótese de "dar uma cara mais simpática" ao Web e trabalhou com um amigo, durante alguns meses no projeto de elaboração de uma interface gráfica - NCSA Mosaic. Sua versão para PC surgiu em fevereiro de 1993. O browser (navegador), além de interpretar as tags desenvolvidas por Berners-Lee, era também capaz de interpretar e apresentar imagens na interface.
Inicia-se o boom da utilização da Internet, rapidamente o WWW prolifera e seu tráfego na rede cresce em 1993 341.634%. A imprensa chegou a publicar que o Mosaic para computadores pessoais está para a Internet assim como o Windows está para a micro-informática.
A mídia e as empresas percebem o potencial da rede e começam a se interessar por ela como canal de comunicação, veiculação e distribuição de informação.
|
© Prof. Marimar Stahl PUC-Rio - Educação setembro/2001 |