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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: TRAJETÓRIAS DE VIDA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA PARA PROFESSORES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Autor: CAIO DIAS ALVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PATRICIA COELHO DA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 61694
Catalogação: 04/01/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61694@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61694@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61694
Resumo:
Título: TRAJETÓRIAS DE VIDA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA PARA PROFESSORES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Autor: CAIO DIAS ALVES
Nº do Conteudo: 61694
Catalogação: 04/01/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61694@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61694@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61694
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo compreender as trajetórias de vida, em formato autobiográfico, como estratégia didática na construção do conhecimento histórico escolar. Por meio do desenvolvimento de uma proposta educacional própria, mobilizamos a metodologia da pesquisa-ação, em conjunto com três turmas do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Sérgio Buarque de Holanda na cidade do Rio de Janeiro. Em vista disso, parte da proposta didática consiste, em conjunto com outras atividades educacionais, na apropriação do Museu da Pessoa, um museu virtual, que compreende as trajetórias de vida como patrimônio da humanidade. As atividades procuraram investigar a utilização dessas trajetórias de vida enquanto possibilidade de construção do saber histórico escolar no ensino básico. Procuramos, desse modo, mobilizar conceitos e categorias tradicionalmente utilizados como conteúdos no 6º ano para investigar as possibilidades do uso das autobiografias por intermédio do Museu no ensino de História nesse segmento.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |