XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ARTHUR RAMOS E A CRIANÇA-PROBLEMA COMO CRIANÇA ESCORRAÇADA: PSICANÁLISE, CIVILIZAÇÃO E HIGIENE MENTAL ESCOLAR NO ANTIGO DISTRITO FEDERAL (1934-1939) Autor: CATIA REGINA PAPADOPOULOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 38464
Catalogação: 28/05/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38464@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38464@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38464
Resumo:
Título: ARTHUR RAMOS E A CRIANÇA-PROBLEMA COMO CRIANÇA ESCORRAÇADA: PSICANÁLISE, CIVILIZAÇÃO E HIGIENE MENTAL ESCOLAR NO ANTIGO DISTRITO FEDERAL (1934-1939) Autor: CATIA REGINA PAPADOPOULOS
Nº do Conteudo: 38464
Catalogação: 28/05/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38464@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38464@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38464
Resumo:
Esta dissertação tem por objetivo pensar sobre a criança escorraçada como
criança-problema no ponto de vista de Arthur Ramos e sua relação com a higiene
mental, civilização, família e escola. Compreende o período de 1934 a 1939
tempo em que funcionou o Serviço de Ortofrenia e Higiene Mental (S.O.H.M.) do
Instituto de Pesquisas Educacionais chefiado pelo médico, a convite de Anísio
Teixeira, que era o Diretor do Departamento de Educação da Secretaria Geral de
Educação e Cultura do Distrito Federal à época. Tinha como finalidade a
organização de trabalhos de cunho preventivo e corretivo, atendendo e tratando os
possíveis problemas psíquicos da criança no lar e na escola e suas dificuldades
com a aprendizagem, atuando nas escolas públicas do ensino primário do Distrito
Federal, mais precisamente, nas Escolas Experimentais. Foram utilizadas fontes
documentais como os livros sobre o assunto, os impressos de vulgarização
dirigidos aos professores e famílias, todos de autoria de Arthur Ramos, além de
reportagens de jornais e revistas de grande circulação no País, inquéritos dirigidos
às diretoras e professoras das Escolas Experimentais, correspondências, estudos
realizados pelo médico, bem como as fichas de observação comportamental de
alunos das referidas Escolas oriundas do S.O.H.M. Este estudo procura responder
as seguintes questões: Qual a importância da psicanálise e da higiene mental
escolar para a transformação da sociedade brasileira em sociedade civilizada?
Quem era a criança escorraçada como criança-problema e como a higiene mental
escolar através da psicanálise contribuiu no sentido de tentar modificar o
comportamento desajustado e a dificuldade com a aprendizagem apresentados por
elas? De que forma a higiene mental escolar buscou orientar família e escola em
relação à criança escorraçada? Para efeito de reflexão, tomou-se por base a
abordagem histórica desenvolvida através do entrelaçamento da análise dos
citados documentos com o conteúdo bibliográfico, em uma perspectiva teórica
baseada na concepção de Norbert Elias sobre o processo civilizatório, na visão de
Sigmund Freud sobre as relações entre o indivíduo e o que ele denominou a
“civilização” e a higiene mental como forma de tratar as neuroses em decorrência
da civilização, buscando entender as concepções de Arthur Ramos sobre esses
processos. Constatou-se que, para Ramos, a base para que o país fosse civilizado e
preparado para o progresso estava no cuidado com a criança através da higiene
mental escolar e preceitos da psicanálise, bem como nas orientações dedicadas à
família e escola, a fim de esclarecer as consequências nefastas do escorraçamento
infantil.