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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CAMINHOS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL: DILEMAS E TENSÕES PARA A REALIZAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA Autor: SAMARA LIMA TAVARES MANCEBO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANGELA MARIA DE RANDOLPHO PAIVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11623
Catalogação: 12/05/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11623@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11623@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11623
Resumo:
Título: CAMINHOS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL: DILEMAS E TENSÕES PARA A REALIZAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA Autor: SAMARA LIMA TAVARES MANCEBO
Nº do Conteudo: 11623
Catalogação: 12/05/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11623@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11623@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11623
Resumo:
A dissertação visou acompanhar um pouco da evolução do
sistema de ensino público no Brasil, partindo da década de
1930 até a atualidade buscando compreender as possíveis
causas de seu persistente déficit qualitativo, não
obstante os avanços alcançados, quanto à expansão do acesso
ao ensino, desde o final da década de 1980. Identificamos
como um dos importantes componentes para sua condição
qualitativamente deficitária a forma conservadora como veio
se desenvolvendo o sistema de ensino no país, a qual se
mostrou relacionada à forma invertida como se desenvolveram
os direitos de cidadania no Brasil. Partiu-se da
premissa neste trabalho de que a educação pública como está
constituída não se apresenta como democrática, dado que não
capacita a todos em igualdade de condições, a despeito de
suas diferenças culturais, de renda, gênero, cor ou região,
o que acaba permitindo que as desigualdades sociais se
reflitam nas desigualdades escolares e sejam reproduzidas
fora da escola. A compreensão da educação como
e para o exercício dos direitos de cidadania, associada à
percepção de que um dos motivos para sua qualidade
deficitária seja justamente o esvaziamento de sua
condição de direito, nos levou a concluir que uma das
possíveis alternativas para o problema do déficit
educacional público seria o estabelecimento de uma educação
orientada pelos direitos humanos e de cidadania, haja vista
que esta favoreceria o fortalecimento dos grupos
desfavorecidos na sociedade civil, tornando-os
potenciais sujeitos políticos conscientes de seus direitos
e deveres de cidadania, mais aptos à participação política
e à luta por realização de direitos.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CONCLUSÃO | |
BIBLIOGRAFIA |