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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A PEDAGOGIA DO SPRAY: O QUE FAZ O GRAFITEIRO, GRAFITEIRO Autor: ANDERSON XAVIER TIBAU GONÇALVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TANIA DAUSTER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9455
Catalogação: 10/01/2007 Liberação: 10/01/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9455@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9455@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9455
Resumo:
Título: A PEDAGOGIA DO SPRAY: O QUE FAZ O GRAFITEIRO, GRAFITEIRO Autor: ANDERSON XAVIER TIBAU GONÇALVES
Nº do Conteudo: 9455
Catalogação: 10/01/2007 Liberação: 10/01/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9455@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9455@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9455
Resumo:
Um documento de atuação. Este é o formato desta tese. O
empreendimento consiste na busca dos significados do
grafite a partir dos depoimentos de sete jovens
grafiteiros pertencentes às camadas médias-altas da Zona
Sul da cidade do Rio de Janeiro, da interpretação das
imagens fotográficas dos grafites urbanos e da análise dos
registros do diário de campo da pesquisa. O intuito maior
em documentar a atuação de Twig, Broz, Fel, Rio, Det´s,
Zat e Dog foi descobrir a razão pedagógica que torna o
grafiteiro, grafiteiro. Não obstante, busco compreender e
revelar que valores, gestos e conteúdos são mantidos,
atualizados e transmitidos de grafiteiros a grafiteiros a
fim de formar-lhes o ethos e agregá-los à cultura do
grafite. É justamente pela perspectiva da transmissão do
modus adquirendi de geração a geração que busco os nexos e
as relações entre o grafite urbano e o processo educativo
que os partícipes experimentam e pelo qual se tornam
grafiteiros. Aqui encontro o principal indício de que tal
itinerário configura-se enquanto uma pedagogia que, no
caso específico desta tese, é a própria Pedagogia do Spray.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |