XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE ROLE OF THE FIRST LANGUAGE IN THE DEVELOPMENT OF THE SECOND LANGUAGE WRITING: AN INVESTIGATION OF LEARNERS PEDAGOGIC ACTIONS AND BELIEFS IN AN ENGLISH FOR ACADEMIC PURPOSES CLASS Autor: BIANCA WALSH
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TANIA MARA GASTAO SALIES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 8061
Catalogação: 03/04/2006 Liberação: 03/04/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8061@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8061@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8061
Resumo:
Título: THE ROLE OF THE FIRST LANGUAGE IN THE DEVELOPMENT OF THE SECOND LANGUAGE WRITING: AN INVESTIGATION OF LEARNERS PEDAGOGIC ACTIONS AND BELIEFS IN AN ENGLISH FOR ACADEMIC PURPOSES CLASS Autor: BIANCA WALSH
Nº do Conteudo: 8061
Catalogação: 03/04/2006 Liberação: 03/04/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8061@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8061@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8061
Resumo:
Recent studies propose a facilitative role for L1 in the
process of L2
learning (Upton e Thompson, 2001; Jarvis, 2001; Silva,
2003; Zuchelli, 2003),
specifically in the process of L2 writing (Salies, 1995;
Victori, 1999; Wen e
Wang, 2002; Glopper, Stevenson e van Gelderen, 2003). The
purpose of this work
is to investigate the role of L1 in the development of L2
writing, by means of an
exploratory research of the perceptions and actions
observed in class and in the
learners` private writing processes. This research is a
case study of a group of
doctorate students from technological areas, learning
English for academic
writing. The data are obtained from four methodological
tools: participant
observation with transcriptions, interviews, retrospective
protocols and
questionnaires with open-ended and closed questions. They
are triangulated to
validate possible conclusions in relation to the role of
L1. The possible pedagogic
applications of L1 in the formal instruction of L2 writing
are discussed.