As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O PAPEL DA PRIMEIRA LÍNGUA NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITURA EM SEGUNDA LÍNGUA: UMA INVESTIGAÇÃO DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS E CRENÇAS DE UM GRUPO DE APRENDIZES NA SALA DE INGLÊS PARA FINS ACADÊMICOS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): BIANCA WALSH
Colaborador(es): TANIA MARA GASTAO SALIES - Orientador
Número do Conteúdo: 8061
Catalogação: 03/04/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8061@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8061@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8061
Resumo:
Título: O PAPEL DA PRIMEIRA LÍNGUA NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITURA EM SEGUNDA LÍNGUA: UMA INVESTIGAÇÃO DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS E CRENÇAS DE UM GRUPO DE APRENDIZES NA SALA DE INGLÊS PARA FINS ACADÊMICOS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): BIANCA WALSH
Colaborador(es): TANIA MARA GASTAO SALIES - Orientador
Número do Conteúdo: 8061
Catalogação: 03/04/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8061@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8061@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8061
Resumo:
Pesquisas recentes apontam para a L1 como facilitadora no
processo de
aprendizagem de L2 (Upton e Thompson, 2001; Jarvis, 2001;
Silva, 2003;
Zuchelli, 2003), especificamente no processo de escritura
em L2 (Salies, 1995;
Victori, 1999; Wen e Wang, 2002; Glopper, Stevenson e van
Gelderen, 2003).
Este trabalho tem como objetivo investigar o papel de L1
no desenvolvimento da
escrita em L2, por meio de uma investigação exploratória
das percepções e ações
observadas no discurso em sala de aula e no processo
particular de escritura dos
aprendizes. Trata-se de um estudo de caso de um grupo de
doutorandos em áreas
exatas, aprendendo inglês para escrita acadêmica. Os dados
serão triangulados
para validação de possíveis conclusões em relação ao papel
de L1, a partir das
várias ferramentas de investigação: observação
participante e transcrição do
discurso de sala de aula, entrevistas, protocolos verbais
retrospectivos e
questionários semi-estruturados. Discuti-se o lugar da L1
na instrução formal para
escrita em L2, com possíveis aplicações pedagógicas.