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Título: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E DA CONSCIÊNCIA MORFOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO
Autor: KELLY MAIA CORDEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
SILVIA BRILHANTE GUIMARAES - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 57139
Catalogação:  24/01/2022 Liberação: 24/01/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57139@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57139@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57139

Resumo:
A presente tese tem como objetivo identificar e analisar práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento da consciência fonológica e consciência morfológica na alfabetização. O procedimento de produção dos dados ocorreu por meio de questionário on-line, com relato das professoras de suas práticas pedagógicas na alfabetização e respondentes que se prontificaram a participar da entrevista semiestruturada. Para análise qualitativa dos dados foi utilizado o software ATLAS.ti, organizando as produções em categorias, subcategorias e eixos de análise. Com isso, foi possível estabelecer dois estudos: no primeiro investigou-se a percepção das professoras sobre as dificuldades dos estudantes quando começam a aprender a escrever e as habilidades a serem desenvolvidas durante este processo. Os resultados indicam uma centralidade dirigida ao meio sociocultural, com apontamento para práticas de letramento no ambiente doméstico e escolar; os conhecimentos específicos, próprios do processo de ensino-aprendizagem, com destaque para a consciência fonológica e aspectos relacionados às emoções, no que tange ao medo e insegurança quando ocorre o erro do estudante no momento da escrita. O segundo estudo evidenciou a organização das práticas pedagógicas relatadas em um inventário que as caracteriza em cinco tipologias: práticas em consciência fonológica; práticas de ampliação de repertório cultural; práticas em leitura e escrita; práticas envolvendo diferentes áreas; e práticas em outros contextos. Não foram identificadas práticas para o desenvolvimento da consciência morfológica, o que pode ser um indicativo de lacuna na formação docente e, desse modo, o desconhecimento que essa habilidade contribui para a leitura e para a escrita de palavras mais complexas ortograficamente. A prática em consciência fonológica foi relatada por onze professoras, sendo a maior concentração em atividades voltadas para a subárea da consciência fonêmica e nenhuma dirigida para rima e aliteração. Os resultados deste estudo indicam que as professoras têm um conhecimento sobre a consciência fonológica e utilizam como estratégia no ensino de atividades lúdicas, principalmente, o jogo criado ou adaptado para o contexto específico da turma. Mas, apesar disso, foram poucos os relatos que indicaram o ensino estruturado, no sentido de uma sequência pela qual seja possível identificar as intencionalidades de onde partem e onde querem chegar com as atividades propostas. Tal constatação levanta a necessidade de mais investimento para a formação docente nesta área. A pesquisa também identificou que poucas professoras recorrem às tecnologias digitais para o ensino, algo diretamente ligado à baixa infraestrutura nas escolas.

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