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Título: VOZES DO DOCUMENTÁRIO NOS ANOS 80: O CHOQUE GERACIONAL ENTRE DISTINTAS REPRESENTAÇÕES DO REAL NA TRANSIÇÃO POLÍTICA DA DÉCADA DE 80 NO BRASIL
Autor: ITALO ROCHA VIANA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDREA FRANCA (ANDREA FRANCA MARTINS) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35357
Catalogação:  10/10/2018 Liberação: 11/10/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35357@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35357@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35357

Resumo:
A partir das considerações de Bill Nichols sobre a histórica relação entre o documentário e os discursos de sobriedade, e as de Jean-Louis Comolli sobre a capacidade do documentário de estar aberto à alteridade do real, que o perturba e o convoca, este trabalho investiga representações do real durante a década de 1980 no Brasil, momento decisivo da chamada transição política pós-ditadura militar. Para tal, analisa os filmes Terra para Rose (1987, Tetê Moraes), Linha de Montagem (1981, Renato Tapajós), Céu Aberto (1985, João Batista de Andrade), Que bom te ver viva (1989, Lúcia Murat), Cabra marcado para morrer (1984, Eduardo Coutinho), Jânio a 24 quadros (1981, Luiz Alberto Pereira), Mato Eles? (1982, Sérgio Bianchi), e a série de quatro episódios (produzida para a TV Manchete), Japão: uma viagem no tempo (1986, João Moreira Salles). A hipótese apresentada é que esse conjunto de filmes expressam, em sua diversidade, o choque geracional que os anos 80 trazem ao Brasil, seja pela entrada do vídeo como nova forma de linguagem, seja pelo desgaste dos discursos de sobriedade, seja pelo desgaste do pensamento sobre o Brasil.

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