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Coleção Digital
Título: A MONTAGEM NA LITERATURA E NO CINEMA CONTEMPORÂNEOS: MEMÓRIA E MODULARIDADE NA CULTURA DIGITAL Autor: RENATO SCHVARTZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 29411
Catalogação: 15/03/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29411@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29411@2
Resumo:
Título: A MONTAGEM NA LITERATURA E NO CINEMA CONTEMPORÂNEOS: MEMÓRIA E MODULARIDADE NA CULTURA DIGITAL Autor: RENATO SCHVARTZ
Nº do Conteudo: 29411
Catalogação: 15/03/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29411@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29411@2
Resumo:
A tese A montagem na literatura e no cinema contemporâneos: memória e modularidade sob a esfera do digital aborda a construção narrativa de obras literárias e cinematográficas deste início do século a partir do olhar da montagem. Indaga-se como, através do gesto da montagem, articula-se, na atualidade, tempo, espaço e ponto de vista, modulando-se a representação da subjetividade, a relação entre tempo e memória. Para discutir estas questões trabalhou-se com três eixos principais: a intensificação nos últimos anos do uso da montagem espacial facilitada pelo advento de novos softwares de manipulação da imagem; a montagem como movimento análogo àquele presente nas operações hipertextuais; e o papel da montagem do ponto de vista da atual proliferação dos arquivos recontextualizados. Fortemente relacionadas à presença de uma modularidade que permeia nosso dia a dia, as reorganizações temporais das narrativas contemporâneas vêm minando não só o cânone aristotélico, como as estratégias utilizadas pela literatura e pelo cinema de arte do século XX. O corpus de análise, dentre outras obras, compõe-se de romances como Nada me faltará, de Lourenço Mutarelli (2010), e Prova Contrária, de Fernando Bonassi (2003), e de filmes como The Tracey s Fragments (2007), Caché (2005) e Ciudad de Los signos (2009).
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |