$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A MONTAGEM NA LITERATURA E NO CINEMA CONTEMPORÂNEOS: MEMÓRIA E MODULARIDADE NA CULTURA DIGITAL
Autor: RENATO SCHVARTZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 29411
Catalogação:  15/03/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29411@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29411@2

Resumo:
A tese A montagem na literatura e no cinema contemporâneos: memória e modularidade sob a esfera do digital aborda a construção narrativa de obras literárias e cinematográficas deste início do século a partir do olhar da montagem. Indaga-se como, através do gesto da montagem, articula-se, na atualidade, tempo, espaço e ponto de vista, modulando-se a representação da subjetividade, a relação entre tempo e memória. Para discutir estas questões trabalhou-se com três eixos principais: a intensificação nos últimos anos do uso da montagem espacial facilitada pelo advento de novos softwares de manipulação da imagem; a montagem como movimento análogo àquele presente nas operações hipertextuais; e o papel da montagem do ponto de vista da atual proliferação dos arquivos recontextualizados. Fortemente relacionadas à presença de uma modularidade que permeia nosso dia a dia, as reorganizações temporais das narrativas contemporâneas vêm minando não só o cânone aristotélico, como as estratégias utilizadas pela literatura e pelo cinema de arte do século XX. O corpus de análise, dentre outras obras, compõe-se de romances como Nada me faltará, de Lourenço Mutarelli (2010), e Prova Contrária, de Fernando Bonassi (2003), e de filmes como The Tracey s Fragments (2007), Caché (2005) e Ciudad de Los signos (2009).

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui