$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: CRIANÇA E JORNALISMO: UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE CRIANÇAS E MÍDIA IMPRESSA ESPECIALIZADA INFANTIL
Autor: JOSY FISCHBERG
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10612
Catalogação:  20/09/2007 Liberação: 20/09/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10612@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10612@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10612

Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo descrever e analisar modos de interação entre crianças e veículos jornalísticos a elas destinados: as opiniões delas sobre o material impresso, suas formas de ler e sua maneira de fazer um jornalismo que consideram de qualidade, destinado a outras crianças de mesma faixa etária. Toma como principal referência teórica os estudos de Roger Chartier, que afirmam que a leitura constitui sempre uma produção de sentido e que é necessário investigar o leitor não só a partir do que consome, mas de como consome. A pesquisa de campo, de base qualitativa, foi realizada em oficinas semanais, com duração média de três meses, em duas escolas de realidades distintas: uma pública, localizada no Leblon, e uma particular, na Barra da Tijuca. Foram ao todo 59 crianças, de faixa etária em torno dos 11 anos, que participaram das atividades organizadas em grupos de 15 a 20 alunos. A partir do registro da fala dessas crianças sobre os materiais impressos a elas oferecidos e da observação de suas práticas leitoras, pretendeu-se entender de que forma elas se relacionam com jornais e revistas; como realizam a leitura de impressos jornalísticos voltados para o público infantil, especificamente a revista Recreio e o suplemento Globinho; que considerações fazem sobre texto, imagens e pautas destes veículos; e o que fazem com as informações de que se apropriam. Os resultados foram analisados à luz da teoria de Roger Chartier e dos estudos de recepção latino-americanos, nos quais o consumidor de mídia, neste caso leitor, é visto como sujeito ativo, seletivo e informado. A análise do registro das oficinas indica que há, por parte dessas crianças, grande interesse por notícias, mas aquelas que fazem parte do jornalismo feito para adultos e não só para o público infantil. Leitores exigentes e bons conhecedores de mídia, essas crianças afirmam que os tipos de informação que mais os atraem não se encontram necessariamente em suplementos ou revistas segmentados para o público infantil.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui