XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: YOUTH ELITE SCHOOLS: A SOCIOLOGICAL ANALYSIS OF THE READING HABITS Autor: ALICE PEREIRA XAVIER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ZAIA BRANDAO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 14486
Catalogação: 26/10/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14486@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14486@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14486
Resumo:
Título: YOUTH ELITE SCHOOLS: A SOCIOLOGICAL ANALYSIS OF THE READING HABITS Autor: ALICE PEREIRA XAVIER
Nº do Conteudo: 14486
Catalogação: 26/10/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14486@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14486@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14486
Resumo:
This study concerns a sociological analysis about reading habits of the
students from two institutions, a confessional (catholic) and a public one, both
considered elite schools in the city of Rio de Janeiro. Based on the answers of the
survey applied in 2004 and according to the research “Production Process of
Education Quality: School, family and culture” from SOCED (a research group in
Education Sociology from PUC - Rio University), the content and volume of
reading from different sources based on a cataloging of titles listed by the pupils
was investigated. The study was continued by taking the research beyond the
institutional homogeneities, institutional features and their effects on the
educational processes. Considering the students reading habits, their relationship
with the language and mastery of standard language as structures that comprise
the cultural capital valued by schools, investigation was carried out, in a second
stage, of the students relationship with reading through their perceptions and
impressions, in addition to the teaching practices developed by teachers and other
school staff in training students with high levels of engagement in reading. It
appears from the analysis that students of these schools have developed a wide
and diverse literacy habitus which includes national and foreign literature genres
for different audiences. The study also proposes the existence of educational
profiles that, in different manners, influence the readers formation, their
maintenance and development.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND ANNEX |