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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM UMA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE: O MANUSCRITO, O IMPRESSO E O DIGITAL Autor: ANA MARIA BASTOS LOUREIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14326
Catalogação: 06/10/2009 Liberação: 06/10/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE TRABALHO PREMIADO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14326@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14326@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14326
Resumo:
Título: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM UMA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE: O MANUSCRITO, O IMPRESSO E O DIGITAL Autor: ANA MARIA BASTOS LOUREIRO
Nº do Conteudo: 14326
Catalogação: 06/10/2009 Liberação: 06/10/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE TRABALHO PREMIADO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14326@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14326@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14326
Resumo:
Esta tese objetivou descrever as práticas leitoras e escritoras de professores e
estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede particular de ensino localizada
na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, tendo como pano de fundo o mundo
contemporâneo com seus desafios e demandas, assim como as implicações dele
decorrentes na educação e, especificamente, na escola. As práticas, sejam elas
sociais, políticas, culturais ou escolares, só têm importância na medida em que
produzem sentido, o sentido que lhes atribuem os sujeitos que delas se apropriam,
gerando diferentes interpretações. As questões que permearam o percurso da
pesquisa buscaram descobrir os significados que emergiram dessas práticas, as
representações produzidas por elas, e como essas práticas foram construídas
histórica e socialmente. Nesse sentido, optei por uma pesquisa qualitativa de
cunho etnográfico como abordagem teórico-metedológica em que observação
participante e entrevistas semi-estruturadas se impuseram como principais
ferramentas. É mister perceber que as questões apresentadas interessam tanto à
História Cultural, a história das práticas de leitura e escrita, quanto à
Antropologia. Outras questões emergiram no bojo da análise dessas práticas
quanto à percepção da escola nos dias atuais, principalmente no que concerne às
novas formas de pensar e conceber o conhecimento diante dos avanços das novas
tecnologias, e a como situá-la, assim como seus sujeitos, diante das exigências do
mundo contemporâneo. Como esses atores se comportam frente aos recursos
disponibilizados na era digital, como utilizam as ferramentas dessa rede mundial
de comunicação e informação e o que pensam dessa revolução tecnológica que
nos coloca diante do novo e do imprevisto foram também questões postas neste
trabalho de pesquisa.