XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: NOS CAMINHOS DA FOLIA: UM PERCURSO DE (RE)CONHECIMENTO NA ESCOLA Autor: DANIELA VERGUEIRO RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13744
Catalogação: 08/06/2009 Liberação: 08/06/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13744@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13744@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13744
Resumo:
Título: NOS CAMINHOS DA FOLIA: UM PERCURSO DE (RE)CONHECIMENTO NA ESCOLA Autor: DANIELA VERGUEIRO RODRIGUES
Nº do Conteudo: 13744
Catalogação: 08/06/2009 Liberação: 08/06/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13744@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13744@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13744
Resumo:
Dentro de instituições escolares, algumas práticas reproduzem situações de
exclusão e violência, marcando não só o percurso escolar como também a vida de
alunos, enquanto outras permitem a ruptura deste ciclo vicioso. Este trabalho tem como
objetivo discorrer sobre as especificidades do sistema escolar enquanto fator diferencial
na formação dos alunos, identificando práticas que, através do reconhecimento dos
sujeitos e de sua cultura, introduzem possibilidades de transformação. A criação de um
grupo de música, dança e teatro tendo por tema a Folia de Reis dentro de uma escola
pública da Zona Sul do Rio de Janeiro será tema de uma pesquisa de campo, estudandose
um procedimento que, advindo da iniciativa de crianças e jovens até então excluídos
do processo de alfabetização, tem possibilitado a estes alunos ocupar um novo lugar no
sistema instituinte. Assim, enfatizando o potencial criativo, busca-se pensar sobre as
diversas práticas que facilitam a instalação do que será chamado de Ciclo Virtuoso
nas relações sociais destas crianças e jovens, garantindo-lhes a construção de um novo
percurso em suas vidas.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |