ENSAIOS EM PORTUGUÊS
COMO SEGUNDA LÍNGUA
OU LÍNGUA ESTRANGEIRA
Contato
Normas
Expediente
Principal
Apresentação
ARTIGOS
[pt]
PRODUZINDO CONHECIMENTO NA ÁREA DO PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS
ROSA MARINA DE BRITO MEYER
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.32169
}?>
Disponibilizado em: 28/11/2017
[pt]
O QUE SE DIZ E O QUE SE QUER DIZER:UMA ANÁLISE DE DIFERENTES FORMAS DE NEGAÇÃO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO, ATRAVÉS DE CRÔNICAS DE LUIS FERNANDO VERISSIMO
MARCELA OTTERSON
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.65018
}?>
Disponibilizado em: 22/11/2023
[pt]
VAI USAR ELES OU NÃO VAI USÁ-LOS?:UMA PESQUISA SOBRE OS CONTEXTOS DE PREFERÊNCIA DE USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS DA TERCEIRA PESSOA NO ÂMBITO DO PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS HISPANOFALANTES
OSCAR XAVIER MELENDEZ ROBLES
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.61895
}?>
Disponibilizado em: 24/02/2023
[pt]
ESSA LÍNGUA É UMA FERA:UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DE METÁFORAS ANIMAIS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTRANGEIROS
CINTIA APARECIDA DO NASCIMENTO
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.61403
}?>
Disponibilizado em: 25/11/2022
[pt]
O UNIVERSO TEMÁTICO DO CARNAVAL NA CRIAÇÃO DE UMA UNIDADE GRAMATICAL:INDO ALÉM DO FICAR COM ALGUÉM
LUCAS REZENDE ALMEIDA
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.53400
}?>
Disponibilizado em: 24/06/2021
[pt]
REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EM TRÊS CONTEXTOS DE ENSINO
CAMILA ALVARES PASQUETTI
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.52766
}?>
Disponibilizado em: 18/05/2021
[pt]
CAMPANHAS CONTRA O ASSÉDIO NO CARNAVAL BRASILEIRO:UMA REFLEXÃO SOBRE ASPECTOS CULTURAIS E AS AULAS DE PL2E
GABRIELA VIOL VALLE
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.51196
}?>
Disponibilizado em: 08/01/2021
[pt]
É ISSO AÍ, VOCÊ NÃO PODE PARAR. ESPERAR O TEMPO RUIM VIR TE ABRAÇAR:A CULTURA BRASILEIRA NAS LETRAS DE RAP NACIONAL
DIANA SILVA THOMAZ
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.51182
}?>
Disponibilizado em: 07/01/2021
[pt]
CULTURA E ENSINO DE LÍNGUAS:(RE)VISITANDO CONCEITOS E CONCEPÇÕES DOS MÉTODOS E ABORDAGENS À CONDIÇÃO PÓS-MÉTODO
ROBERTA CRISTINA SOL FERNANDES STANKE
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.50966
}?>
Disponibilizado em: 21/12/2020
[pt]
INOVAÇÕES DESCRITIVAS PARA O PREDICADOR:NOVAS POSSIBILIDADES DE ANÁLISE DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA A PARTIR DA EXPLORAÇÃO DE GRANDES CORPORA
LUCAS REZENDE ALMEIDA
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.50603
}?>
Disponibilizado em: 03/12/2020
[pt]
IDENTIDADES BRASILEIRAS NO SAMBA-EXALTAÇÃO:UMA CONTRIBUIÇÃO CULTURAL PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTRANGEIROS
DEISE DULCE BARRETO DE LEMOS
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.50533
}?>
Disponibilizado em: 01/12/2020
[pt]
AI QUE NOJO! - O LÉXICO REPULSIVO NA SALA DE AULA DE PL2E:POR QUE NÃO?
ROSA MARINA DE BRITO MEYER
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.49568
}?>
Disponibilizado em: 23/09/2020
[pt]
O GRAU DIMINUTIVO SOB PERSPECTIVA DAS ABORDAGENS LEXICALISTA E COGNITIVISTA
DEISE DULCE BARRETO DE LEMOS
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.49430
}?>
Disponibilizado em: 16/09/2020
[pt]
ESTRATÉGIAS DE PROTESTO EM PORTUGUÊS BRASILEIRO E SUA RELEVÂNCIA NO APRENDIZADO DE PL2E
DIEGO PINHEIRO DE LIMA
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.49084
}?>
Disponibilizado em: 18/08/2020
[pt]
SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?, QUEM É VOCÊ?, QUEM VOCÊ PENSA QUE É?:ATOS DE FALA SUBMERSOS NA CULTURA BRASILEIRA
RODRIGO PEREIRA DE SOUZA
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.49035
}?>
Disponibilizado em: 29/07/2020
[pt]
INVESTIGANDO ASPECTOS INTERACIONAIS COM FOCO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA:SERIA O JEITINHO UMA ESTRATÉGIA DE POLIDEZ NO PORTUGUÊS DO BRASIL?
ADRIANA BORGERTH VIAL CORRÊA LIMA
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.49025
}?>
Disponibilizado em: 23/07/2020
[pt]
A RELEVÂNCIA DOS ASPECTOS NÃO VERBAIS RELACIONADOS AO GESTO E AO TOQUE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PL2E
LIVIA MARIA DIAS DE AZEVEDO FRADE
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.48934
}?>
Disponibilizado em: 09/07/2020
[pt]
A QUESTÃO DA HOMOSSEXUALIDADE NA VENEZUELA, HAITI E BRASIL E AS IMPLICAÇÕES NAS RELAÇÕES INTERCULTURAIS
ANTONIO JOSE DA SILVA
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.48910
}?>
Disponibilizado em: 07/07/2020
[pt]
O COMPORTAMENTO DOS BRASILEIROS EM ESPAÇOS COLETIVOS:UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE PL2E
ARTHUR LIMA DE OLIVEIRA
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.48822
}?>
Disponibilizado em: 30/06/2020
[pt]
ENSINO E APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA:ESTUDO DE CASO EM UM PROGRAMA DE ENSINO SUPERIOR DOS ESTADOS UNIDOS
ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE
CASSIA CAROLINA DE ABREU
CRISTIAN AQUINO-STERLING
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.48812
}?>
Disponibilizado em: 29/06/2020
[pt]
CRIAR VERGONHA OU FAZER VERGONHA? COLOCAÇÕES VERBAIS NO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
BEATRICE BARBOSA RIBEIRO DE ARAUJO
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.48722
}?>
Disponibilizado em: 23/06/2020
[pt]
ATÉ QUE ENFIM VOCÊ DEU AS CARAS...:UMA ANÁLISE DE COLOCAÇÕES VERBAIS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO
ARTHUR LIMA DE OLIVEIRA
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.48573
}?>
Disponibilizado em: 15/06/2020
[pt]
QUE BRASIL É ESSE? ANÁLISE INTERCULTURAL DAS REPRESENTAÇÕES DE BRASIL E BRASILEIROS EM NOVO AVENIDA BRASIL 1
JEFFERSON EVARISTO DO N SILVA
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.48359
}?>
Disponibilizado em: 29/05/2020
[pt]
VIAJANDO EM CASA:A INTERCULTURALIDADE NO PL2E COMO ELEMENTO DE APROXIMAÇÃO ENTRE ESTUDANTES BRASILEIROS E INTERNACIONAIS EM NOSSOS CAMPI
ROSA MARINA DE BRITO MEYER
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.46028
}?>
Disponibilizado em: 25/11/2019
[pt]
PRÁTICAS TRANSLÍNGUES E TRANSCULTURAIS NO ENSINO DE PLE
ANA CAROLINA FONTANA DE OLIVEIRA
ANA CLAUDIA PETERS SALGADO
RAFAEL JEFFERSON FERNANDES
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.45962
}?>
Disponibilizado em: 21/11/2019
[pt]
UM FORMATO DE UNIDADE DIDÁTICA PARA A SISTEMATIZAÇÃO GRAMATICAL NO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA
FLEIDE DANIEL SANTOS DE ALBUQUERQUE
TASSIANA DE BRITO VIANA MARQUES
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.45957
}?>
Disponibilizado em: 19/11/2019
[pt]
O BRASIL QUE EU QUERO:A CAMPANHA DA MÍDIA QUE ANTECEDEU AS ELEIÇÕES DE 2018 COMO REVELADORA DE ASPECTOS DA CULTURA BRASILEIRA
BEATRICE BARBOSA RIBEIRO DE ARAUJO
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.45817
}?>
Disponibilizado em: 24/10/2019
[pt]
NEM TUDO QUE RELUZ É OURO:PROBLEMAS INTERACIONAIS CAUSADOS POR HETEROSSEMÂNTICOS PARA APRENDIZES HISPANOFALANTES DE PLE
EDSON VELAME JUNIOR
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.37370
}?>
Disponibilizado em: 18/03/2019
[pt]
O CARNAVAL COMO OBJETO DE REFLEXÃO SOBRE BRASILIDADES EM PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTRANGEIROS NO BRASIL
DEISE DULCE BARRETO DE LEMOS
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.37275
}?>
Disponibilizado em: 07/03/2019
[pt]
AS ORIGENS DO CARNAVAL NO RIO DE JANEIRO:UMA ANÁLISE DO SURGIMENTO DE PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS
BEATRICE BARBOSA RIBEIRO DE ARAUJO
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.37224
}?>
Disponibilizado em: 01/03/2019
[pt]
O ESTEREÓTIPO NOSSO DE CADA DIA:UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL PARA O ENSINO DE PL2E
CARLOS ALBERTO SOARES ALVES
EDSON VELAME JUNIOR
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.36840
}?>
Disponibilizado em: 14/02/2019
[pt]
A PROCRASTINAÇÃO NO BRASIL:UMA ANÁLISE SOBRE ESTEREÓTIPOS RELACIONADOS À PREGUIÇA E AO BRASILEIRO
ALESSANDRA ZAGER TINOCO VIANA
LIVIA MARIA DIAS DE AZEVEDO FRADE
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.36176
}?>
Disponibilizado em: 18/01/2019
[pt]
ESTUDO DE VOCATIVO PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
LAYS FERNANDES DOS SANTOS
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.33611
}?>
Disponibilizado em: 20/04/2018
[pt]
TIM-TIM POR TIM-TIM:DESCREVENDO OS BINÔMIOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO COM FOCO NO ENSINO DE SEGUNDA LÍNGUA
FERNANDA SILVA DE OLIVEIRA
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.33592
}?>
Disponibilizado em: 12/04/2018
[pt]
USO DE EXPRESSÕES FORMULAICAS NOS LIVROS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE PORTUGUÊS E DE ALEMÃO COMO LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
ADRIANA BORGERTH VIAL CORRÊA LIMA
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.33456
}?>
Disponibilizado em: 02/04/2018
[pt]
ESTUDO DE CASO DE UMA TRADUÇÃO LITERAL DE UMA COLOCAÇÃO DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO
LUCIANA DAMASCENO KREUTZFELD
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.33453
}?>
Disponibilizado em: 02/04/2018
[de]
DIE BRASILIANISCHE KINDERGEBURTSTAGSFEIER IN DEUTSCHLAND
ADRIANA BORGERTH VIAL CORRÊA LIMA
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.32963
}?>
Disponibilizado em: 08/02/2018
[pt]
A DIRETIVIDADE E A INDIRETIVIDADE ANALISADAS NO CENÁRIO EDUCACIONAL:UMA PROPOSTA REFLEXIVA SOBRE TRAÇOS CULTURAIS SUBJETIVOS BRASILEIROS
LUCAS REZENDE ALMEIDA
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.32291
}?>
Disponibilizado em: 11/12/2017
[pt]
5X FAVELA: AGORA POR NÓS MESMOS:UMA VISÃO CRÍTICA NA SELEÇÃO DOS MATÉRIAS DIDÁTICOS DE PLE: COMO DESENVOLVER A COMPETÊNCIA INTERCULTURAL EM SALA DE AULA
IRMA CAPUTO
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.32235
}?>
Disponibilizado em: 05/12/2017
[pt]
SORRIA! VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO:O OLHAR DO ESTRANGEIRO SOBRE OS BRASILEIROS A PARTIR DAS PLACAS E CARTAZES INFORMATIVOS E DE ADVERTÊNCIA
FERNANDA SILVA DE OLIVEIRA
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.32204
}?>
Disponibilizado em: 29/11/2017
[pt]
A COMEMORAÇÃO BRASILEIRA DO ANIVERSÁRIO INFANTIL NA ALEMANHA
ADRIANA BORGERTH VIAL CORRÊA LIMA
if($doi != ""){?>
DOI:
10.17771/PUCRio.PLE.32004
}?>
Disponibilizado em: 14/11/2017