DOSSIÊ: ESTUDOS DA INTERPRETAÇÃO - INTERSECÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Título
LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DE INTÉRPRETES DE CONFERÊNCIA EM TEMPOS PANDÊMICOS: A EXPERIÊNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM INTERPRETAÇÃO DE CONFERÊNCIAS DA PUC-RIO
O início da pandemia da COVID-19 afetou não apenas a circulação de pessoas e bens em escala global, mas também o setor de eventos, o mercado de interpretação de conferência e a formação de futuros intérpretes. O artigo visa compartilhar a experiência de transição bem-sucedida do ensino presencial para o ensino remoto durante a pandemia e assim contribuir para os relatos acadêmicos já existentes sobre os efeitos da pandemia no ensino e aprendizado da interpretação de conferência. Primeiro, apresentamos as principais características do curso de formação original da PUC-Rio, depois redesenhamos os passos tomados para adaptar gradualmente o curso ao desafio do ensino on-line remoto durante a pandemia e, finalmente, fazemos uma primeira reflexão sobre a adaptação do programa ao formato de ensino e aprendizagem on-line. Entendemos que a adoção pela PUC-Rio de um modo de ensino e aprendizagem totalmente remoto a partir de 2020 abre novas perspectivas para a formação em interpretação de conferência no cenário pós-pandêmico no Brasil.