Ano 2019
Número 39

Expediente

DIRETOR

Leonel Aguiar - PUC-RIO

COORDENADOR DE PÓS GRADUAÇÃO

Arthur Ituassu - PUC-RIO

COORDENADOR ADJUNTO DE PÓS GRADUAÇÃO

CLAUDIA PEREIRA - PUC-RIO

EDITOR(ES)

Gustavo Chataignier - PUC-RIO
ALEXANDRE CARAUTA - PUC-RIO

ASSISTENTE EDITORIAL

CRISTINA MATOS - PUC-RIO

ESTAGIÁRIO

Luiz Baez - PUC-RIO

MEMBRO(S) DO CONSELHO EDITORIAL

Adriana Braga - PUC-RIO
ANDREA FRANCA - PUC-RIO
Arthur Ituassu - PUC-RIO
CLAUDIA PEREIRA - PUC-RIO
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA - PUC-RIO
FELIPE GOMBERG - PUC-RIO
JOSE CARLOS RODRIGUES - PUC-RIO
Leonel Aguiar - PUC-RIO
MIGUEL PEREIRA (IN MEMORIAM) - PUC-RIO
PATRICIA MAURICIO - PUC-RIO
Tatiana Siciliano - PUC-RIO
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO - PUC-RIO

MEMBRO(S) DO CONSELHO CONSULTIVO

DANILO MARCONDES - PUC-RIO
Eduardo Neiva - UAB
ETTORE FINAZZI-AGRO - ROMA I
ISMAIL XAVIER - USP
IZABEL MARGATO - PUC-RIO
Maria Clara Bingemer - PUC-RIO
MARILIA DA SILVA FRANCO - USP
OTAVIO VELHO - UFRJ
PHILIPPE WANIEZ - BORDEAUX
ROBERTO DAMATTA - PUC-RIO
SILVIANO SANTIAGO - UFF
WANDER MELO MIRANDA - UFMG

Licença Creative Commons
Exceto quando informado em contrário, aplica-se a esta obra os termos de uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Copyright: © 2000-2020 PPGCOM/PUC-Rio.

SUBMISSÕES

Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
A contribuição deve ser original e inédita. No caso de texto com origem em palestra ou comunicação em congresso, informar no campo "Comentários ao editor".
O trabalho submetido deverá ter um pesquisador doutor como autor principal, sendo admitida coautoria com mestre.
Não se aceitam mais do que três autores por artigo.
Antes de realizar a submissão, é necessário suprimir qualquer identificação de autoria do texto, uma vez que adotamos o sistema de avaliação cega por pares.
O trabalho deverá seguir as normas editoriais da ALCEU explicitadas no item Diretrizes para Autores disponível abaixo.
Cada autor deve passar por um intervalo de dois anos para ter um novo texto publicado. Casos excepcionais, como montagem de dossiês, serão avaliados pelo Comitê Editorial da Revista Alceu.
Se o trabalho já tiver sido apresentado em congresso e/ou publicado em anais, indicar em nota de rodapé para posterior análise do Comitê Editorial.
Declaração de Direito Autoral:
Ao submeter o texto inédito à Revista ALCEU, os autores estão de acordo em ceder os direitos de publicação. As ideias presentes nos artigos são de inteira responsabilidade de seus autores, os quais poderão armazenar e disseminar seus trabalhos por diferentes meios, contanto que citem a Revista ALCEU como fonte original.

Clique aqui para enviar seu artigo.

Diretrizes para Autores
Em conformidade com as normas da CAPES, recomendamos que todos os textos sejam enviados tanto no original em português quanto em uma versão inglesa.
Ao submeter o texto inédito à Revista ALCEU, os autores deverão enviar, de forma digital, o Termo de Autorização de Publicação devidamente preenchida e assinada. O texto deve seguir exatamente o padrão do modelo para submissão de artigos, com o mínimo de 10 e o máximo de 20 páginas. O uso de subtítulo é obrigatório.
As fotos e/ou ilustrações devem ser incluídas dentro do artigo, nos locais exatos, com legenda e crédito. Apresentar resumo de, no máximo, 150 palavras na língua original do texto, além de um abstract e um resumen. Listar palavras-chave, keywords e palabras clave.
É obrigatório informar a filiação institucional, a formação acadêmica, o e-mail e o ORCID do(s) autor(es). Em caso de artigo com mais de um autor, o primeiro autor será sempre aquele com maior titulação ou inserção profissional em alguma IES.Ao submeter o texto inédito à Revista ALCEU, os autores deverão enviar, de forma digital, o Termo de Autorização de Publicação devidamente preenchida e assinada.

Avaliação dos originais
Todo original recebido será preliminarmente avaliado com vistas à publicação, levando em conta os seguintes critérios: originalidade, relevância e pertinência quanto aos temas comunicação, cultura e política; titulação mínima de doutor para o autor principal; e ausência de elementos no corpo do texto que permitam a identificação da autoria.
Em seguida, os artigos submetidos serão avaliados por, no mínimo, dois avaliadores. Com base nesse processo de avaliação cega por pares, o Conselho Editorial poderá aceitar ou rejeitar o artigo submetido, ou ainda solicitar alterações para sua aprovação. O tempo de avaliação varia de acordo com o volume de textos recebidos pela revista.

Clique aqui para enviar seu artigo.