Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: A CONSTRUÇÃO DE UM BRASIL MESTIÇO: A IDEIA DO INDÍGENA GENTIL EM “O GUARANI” DE JOSÉ DE ALENCAR
Autor(es): IZABELA TEODOZIO DOS SANTOS
Colaborador(es): MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER - Orientador
EDUARDO WRIGHT CARDOSO - Coorientador
Catalogação: 30 11:10:20.000000/NOV/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65275@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65275
Resumo:
Por muito tempo foi construída uma ideia do que é o indígena brasileiro, do que ele foi ou do que deveria ser. Nos livros escolares, nos programas de tv e em clássicos literários os povos originários eram descritos como agentes do passado, o que é algo totalmente errôneo. Nesse sentido, esta monografia pretende colaborar na busca em compreender como através da literatura romancista do escritor cearense José de Alencar, se construiu um cenário onde o indígena ideal é miscigenado e dominado culturalmente pela sociedade branca do século XVI. Um autor muito importante para sua época e grande personalidade na historiografia e na literatura brasileira, assíduo leitor de romances, relatos de viagem, cartas coloniais, leitura essa que podemos ver em seus escritos, como em “O Guarani”, obra escolhida como fonte para este trabalho.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF