Título: | ESTUDO DE CASO DO MODELO OPERACIONAL LOGÍSTICO DA EXPANSÃO ESTADUAL DE UMA EMPRESA DO VAREJO ALIMENTAR | ||||||||||||
Autor(es): |
MARCELO CHAGAS DINIZ CAMARGO PEDRO RAMOS FISCHER |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARCELO XAVIER SEELING - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 03/AGO/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63496@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63496 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A competição entre empresas do setor alimentar vem crescendo ao longo dos anos,
impulsionando a busca por processos mais eficientes para geração de vantagens competitivas
frente aos concorrentes. Buscando um crescimento de vendas e uma expansão física, uma
empresa carioca do setor de varejo alimentar interessou-se em expandir seus negócios para a
cidade de São Paulo, vendo a entrada no mercado paulista como o próximo desafio estratégico
a ser contemplado na expansão de seus negócios, pelo seu grande potencial. Os autores deste
trabalho de pesquisa tiveram acesso à empresa e a seus executivos para realização de um estudo
de caso, tendo sido compartilhadas informações do planejamento estratégico da empresa, dados
das operações comerciais e logísticas atuais no Rio de Janeiro, um estudo preliminar de
marketing sobre o mercado de São Paulo, premissas da empresa sobre número ideal de lojas
para início no novo mercado, proposições de modelos de abastecimento das lojas, os quais
necessitam validação, entre outras. Dessa forma, durante o presente trabalho são definidos dois
cenários de abastecimento, com algumas variantes, para a expansão dos negócios da empresa
para a cidade de São Paulo com as novas lojas. O primeiro avalia a utilização do espaço atual
da companhia no Rio de Janeiro e o segundo, a aquisição de um novo centro de distribuição. A
partir das projeções de custos, lead times de entrega, crescimento, entre outras comparações
qualitativas de vantagens e desvantagens das alternativas, é recomendada uma abordagem para
a empresa seguir com a sua expansão.
|
|||||||||||||
|