Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA IOT SEM USO DE BATERIAS
Autor(es): JERONIMO AUGUSTO SOARES
Colaborador(es): ADRIANO FRANCISCO BRANCO - Orientador
Catalogação: 16/JAN/2026 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=75018@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=75018@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.75018
Resumo:
Este trabalho detalha o desenvolvimento de um firmware de ultra-baixo consumo para um sistema IoT, visando a operação sem baterias com energia do ambiente (Energy Harvesting). Utilizando o SoC nRF52840 e o Zephyr RTOS, foi criada uma arquitetura orientada a eventos que gerencia recursos de alto consumo, como o clock de alta frequência, apenas quando necessário. O projeto superou a falta de documentação da placa ProMicro nRF52840 por meio da criação de uma configuração de hardware customizada. A validação experimental quantificou o impacto das ferramentas de debug, cuja desativação reduziu o consumo em repouso de 1,94 mA para 1,10 mA. Também foi identificado um custo energético fixo e elevado na inicialização, causado pelo bootloader da placa. Conclui-se que, embora a estratégia de software seja eficaz, o hardware de prototipagem limita o desempenho, tornando o projeto de uma PCB customizada um requisito para uma aplicação final viável.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF