Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: A RELAÇÃO TERAPÊUTICA COMO ELEMENTO CHAVE DO PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO: AS PERSPECTIVAS DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA, DA GESTALT-TERAPIA E DA PSICOTERAPIA EXISTENCIAL DIALÓGICA
Autor(es): MARIA LUISA DE MAGALHÃES BARBOSA
Colaborador(es): LUIZ JOSE VERISSIMO - Orientador
Catalogação: 14/JAN/2026 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=74929@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74929
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo colocar em evidência a fundamentalidade da relação terapêutica para o processo de psicoterapia sob três perspectivas teórico-clínicas, que, apesar de distintas, têm aproximações entre si: a Abordagem Centrada na Pessoa, a Gestalt-Terapia e a Psicoterapia Existencial Dialógica. Para tanto, recorre-se à pesquisa teórica, com revisão bibliográfica sobre alguns dos principais autores, clássicos e contemporâneos, de cada uma das abordagens referidas. São explicitados os pressupostos dessas abordagens e explorado de que maneira o vínculo terapêutico contribui para alcançar os objetivos a que se propõem as intervenções nelas orientadas. No que se refere à Abordagem Centrada na Pessoa, é demonstrado como Carl Rogers desenvolveu-a tendo como premissa básica a centralidade de uma relação terapêutica real e horizontal no processo de mudança em psicoterapia. No que toca à Gestalt-Terapia e à Psicoterapia Existencial Dialógica, são trazidas as importantes contribuições da abordagem dialógica de Martin Buber para se pensar o potencial da relação terapêutica sob essas duas perspectivas teórico-clínicas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF