Título: | O DISPOSITIVO DO ROMANCE NO CONTEXTO DA MODERNIDADE CAPITALISTA | ||||||||||||
Autor(es): |
TALES BRUNO MACHADO C DE CARVALHO |
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Colaborador(es): |
FERNANDO NEVES DA COSTA MAIA - Orientador |
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Catalogação: | 31/JUL/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71984@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71984@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71984 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O romance é um centro de disputa política fundamental no contexto da modernidade, atravessado pelos prismas de governamentalidade e de contraconduta. Os processos característicos da indústria cultural acentuaram a importância política do romance, tendo em vista a conversão da arte em um produto feito pela técnica capitalista, informado pela racionalidade capitalista, a ser entregue para a população massificada. O estudo sobre essa forma literária evidencia como os romances são mobilizados pelo poder como um meio de difusão de verdades, mas esse governo não se apresenta como uma totalidade do texto literário: o romance também pode apresentar o que há de ingovernável na sociedade que administra os mais diversos campos da vida, sobretudo as condutas de sua população: o objeto de interesse fundamental do Estado moderno.
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