Título: | SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE CALDEIRAS FLAMO-TUBULARES OPERANDO COM GÁS NATURAL E HIDROGÊNIO: ANÁLISE TERMODINÂMICA | ||||||||||||
Autor(es): |
DIEGO KRISTOPHER POSSINHAS UPSHAW |
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Colaborador(es): |
FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - Orientador VANESSA BAUTISTA PAGANELLI - Coorientador |
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Catalogação: | 18/DEZ/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68854@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68854@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68854 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho apresenta uma análise termodinâmica de caldeiras flamotubulares
operando com gás natural, com o objetivo de melhorar a eficiência do sistema e reduzir
as emissões de gases poluentes. A pesquisa se baseia na simulação numérica dos
fenômenos de transporte de calor e massa que ocorrem no interior das caldeiras, buscando
aprimorar um modelo existente em EES (Engineering Equation Solver). Assim, o trabalho
inclui uma avaliação da influência dos perfis de chama (parabólico, uniforme e
exponencial) durante a combustão e como estes afetam o desempenho térmico da caldeira.
Adicionalmente, o trabalho aborda as perdas de calor nas caixas de giro, que são
responsáveis por redirecionar os gases de combustão ao longo do percurso dentro da
caldeira, que afetam diretamente a eficiência térmica do sistema. Um aspecto relevante
do trabalho é a aplicação do modelo ao impacto da adição de hidrogênio ao gás natural
utilizado como combustível. Essa mistura tem o potencial de reduzir as emissões de CO2,
além de aumentar a temperatura dos gases de combustão e, consequentemente, a
eficiência energética da caldeira. Os resultados mostraram que o formato da chama tem
um impacto muito pequeno tanto na eficiência energética quanto exergética, com uma
diferença de temperatura máxima de 33 graus Celsius entre diferentes perfis, mas a adição de
hidrogênio ao gás natural aumentou as temperaturas dos gases em todos os passes e
elevou a eficiência energética média da caldeira de 77,71 por cento para 80,36 por cento. A modelagem
das caixas de giro revelou que a perda térmica contribuiu para uma redução de eficiência
média de até 12 por cento.
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