Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ESTUDO SOBRE A DEGRADAÇÃO DO POLÍMERO REDUTOR DE ATRITO POLI-ISOBUTENO EM ESCOAMENTOS TURBULENTOS
Autor(es): RAFAEL RIERA SCHETTINO P DAS NEVES
Colaborador(es): LUIS FERNANDO ALZUGUIR AZEVEDO - Orientador
IGOR BRAGA DE PAULA - Coorientador
Catalogação: 18/DEZ/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68848@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68848@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68848
Resumo:
Desde a descoberta de Toms em 1948, que revelou como a adição de polímeros de alto peso molecular em escoamentos turbulentos em dutos pode reduzir drasticamente a queda de pressão, esse fenômeno tem sido amplamente estudado. Diversas pesquisas foram conduzidas com o objetivo de aprimorar processos industriais, tornando-os mais econômicos e eficazes. Em dutos longos a perda por atrito entre o fluido e a parede é responsável por quase a totalidade da queda de pressão e, consequentemente, do consumo de energia necessário para o transporte dos fluidos. A redução do atrito pela adição de polímeros de cadeia molecular longa no escoamento monofásico de líquidos em dutos já é conhecida, porém, no escoamento bifásico é menos explorada na literatura. Aqui está uma versão revisada do resumo incluindo informações sobre a degradação: Este trabalho visa contribuir para o entendimento dos efeitos da injeção de polímero redutor de atrito em escoamento bifásico gás-líquido, focando no desempenho e na degradação do poli-isobuteno, utilizado na indústria de óleo e gás. Foram avaliados o potencial de redução de atrito na fase líquida e a degradação do polímero causada por cisalhamento contínuo e turbulência. Os testes ocorreram em uma bancada com um tubo em círculo girante, configuração inovadora que simula resultados de bancadas convencionais, mas com menor uso de produto e sem necessidade de bombas adicionais que poderiam acelerar a degradação do polímero. Os estudos conduzidos envolveram o teste de 3 concentrações do polímero poli-isobuteno misturado ao solvente C12, 100, 80, 60 e 40 ppm. Os testes de degradação realizados por 3 horas a um número de Reynolds fixo de 26.630 indicaram que tivemos uma redução de atrito de respectivamente 20%, 13%, 14% e 9%, em relação as concentrações do polímero. Demorando cerca de 150 minutos para chegar em um valor nulo. O tempo de degradação do polímero mostrou-se pouco influenciado pela concentração testada. Os resultados destacam sua aplicabilidade na indústria. Estudos adicionais, incluindo variáveis como Reynolds, temperatura e pressão, e ensaios mais longos, são recomendados para avaliar melhor seu desempenho em condições reais.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF