Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: A METRÓPOLE INVISÍVEL: INTERAÇÕES DIGITAIS SOBRE A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA DE SÃO PAULO NO INSTAGRAM DA ONG SP INVISÍVEL
Autor(es): CAROLINE BELO CUNHA DOS SANTOS
Colaborador(es): ADRIANA ANDRADE BRAGA - Orientador
Catalogação: 02/SET/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67801@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67801
Resumo:
No Brasil, a extrema pobreza é um problema social recorrente e intensificado durante a pandemia da COVID-19 (Aguiar e Iriart, 2012), estimando 281 mil pessoas dormindo nas ruas das grandes cidades brasileiras e mais de 62 mil na capital de São Paulo (Ipea, 2023; G1,2024). Neste estudo de caso, observamos o perfil da ONG SP Invisível no Instagram, comfoco nas interações digitais em postagens sobre a população em situação de rua no início do período pandêmico, em 2020. Propomos descrever e interpretar as características da interação on-line entre internautas comuns em publicações sobre pessoas que vivem em extrema vulnerabilidade social, buscando compreender como participantes entendem essas pessoas ecomo negociam sentidos na definição de realidade que pretendem mudar, com base naperspectiva ecológica das mídias e nas teorias da interação social. Como resultado, foramestipuladas as seguintes categorias analíticas: a) A humanidade falhou: julgar e punir; b)Botocadas e fúteis: o pequeno mundo dos privilégios; c) Deus, Jesus e amor como salvação; d) e Somos luzes que faíscam no caos: distinção e crítica social.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF