Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: RECURSO CONTRA VEREDICTO ABSOLUTÓRIO PROFERIDO PELO TRIBUNAL DO JÚRI: LIMITES CONSTITUCIONAIS
Autor(es): MARIA LAURA KAPPS DA SILVA
Colaborador(es): ANDRE PERECMANIS - Orientador
Catalogação: 22/MAR/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66302@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66302
Resumo:
A anulação da decisão absolutória do Tribunal do Júri por contrariedade à prova dos autos tem sido objeto de grande controvérsia desde a introdução do quesito genérico pela Lei 11.689/08. O presente trabalho busca analisar os limites constitucionais do recurso contra veredicto absolutório, assentado no quesito genérico, proferido pelo Conselho de Sentença do Tribunal do Júri ante o princípio da soberania dos veredictos. O estudo é baseado em pesquisa doutrinária e jurisprudencial, onde se pretende demonstrar os posicionamentos acerca da possibilidade de recurso pelo órgão ministerial contra decisão absolutória dos jurados, em quesito genérico, quando esta for manifestamente contrária à prova dos autos. Verificou-se que o debate ainda não se encontra pacificado, contudo, o Supremo Tribunal Federal, em julgamento definitivo do Tema 1.087, irá uniformizar a questão. Apesar da divergência que cerca este tema e de se estar aguardando o julgamento do ARE 1.225.185, conclui-se com a presente pesquisa que o recurso interposto contra decisão dos jurados que absolve o acusado, em quesito genérico, com o fundamento de contrariedade ao acervo probatório, viola o princípio constitucional da soberania dos veredictos, tendo em vista o sistema de valoração da prova adotado pelo ordenamento jurídico pátrio nos julgamentos no Tribunal do Júri.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF