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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: O AGRO NÃO É POP: UMA ANÁLISE DO PAPEL DO GRUPO GLOBO NA COLONIALIDADE DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO, VESTÍGIO DE UM PASSADO QUE DEVERIA ESTAR MORTO
Autor(es): JOAO VITOR LUNA SOOMA
Colaborador(es): ANA ELISA SAGGIORO GARCIA - Orientador
Catalogação: 09/OUT/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64266@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64266
Resumo:
O agronegócio brasileiro é uma concertação política plural, que conserva elementos do latifúndio colonial, seja no que diz respeito à estrutura fundiária, aos gêneros cultivados, ou, como defendo neste trabalho, ao próprio sentido da atividade agropecuária no país: servir o mercado internacional. Diante desses elementos reminiscentes do período colonial, a Rede Globo, enquanto um aparelho privado de hegemonia, trabalha para modificar a imagem que o agronegócio tem perante a população, lhe conferindo legitimidade à medida em que convence as pessoas de que o setor tem um projeto positivo para o Brasil e para os brasileiros. A fim de mostrar como se dá a atuação da Globo e em que medida a emissora, com sua campanha Agro: a indústria-riqueza do Brasil, contribui para conservar a força do agronegócio brasileiro e apagar as fraturas que o constituem enquanto reminiscência do período colonial, traço um histórico dos cultivos que deram sustentação à formação política do agronegócio, bem como analiso esse processo de consolidação do setor na política e economia do país. Após discorrer sobre como o agronegócio se consolidou, analiso – à luz de interpretações gramscianas – o discurso da Globo e como ele atua de forma a conferir legitimidade ao agronegócio e contribuir para a hegemonia do setor no país. Por fim, discuto como essa legitimidade contribui para manter o Brasil em uma posição secular na divisão internacional do trabalho, enquanto um país provedor de gêneros primários para o mercado internacional. Com essa pesquisa, busco não apenas compreender como a Globo atua enquanto parte da concertação política do agronegócio, mas também denunciar um discurso com grande força política que insiste em atribuir ao Agro o adjetivo Pop.
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