Título: | O AGRO NÃO É POP: UMA ANÁLISE DO PAPEL DO GRUPO GLOBO NA COLONIALIDADE DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO, VESTÍGIO DE UM PASSADO QUE DEVERIA ESTAR MORTO | ||||||||||||
Autor(es): |
JOAO VITOR LUNA SOOMA |
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Colaborador(es): |
ANA ELISA SAGGIORO GARCIA - Orientador |
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Catalogação: | 09/OUT/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64266@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64266 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O agronegócio brasileiro é uma concertação política plural, que conserva
elementos do latifúndio colonial, seja no que diz respeito à estrutura fundiária,
aos gêneros cultivados, ou, como defendo neste trabalho, ao próprio sentido da
atividade agropecuária no país: servir o mercado internacional. Diante desses
elementos reminiscentes do período colonial, a Rede Globo, enquanto um
aparelho privado de hegemonia, trabalha para modificar a imagem que o
agronegócio tem perante a população, lhe conferindo legitimidade à medida em
que convence as pessoas de que o setor tem um projeto positivo para o Brasil e
para os brasileiros. A fim de mostrar como se dá a atuação da Globo e em que
medida a emissora, com sua campanha Agro: a indústria-riqueza do Brasil,
contribui para conservar a força do agronegócio brasileiro e apagar as fraturas
que o constituem enquanto reminiscência do período colonial, traço um histórico
dos cultivos que deram sustentação à formação política do agronegócio, bem
como analiso esse processo de consolidação do setor na política e economia do
país. Após discorrer sobre como o agronegócio se consolidou, analiso – à luz de
interpretações gramscianas – o discurso da Globo e como ele atua de forma a
conferir legitimidade ao agronegócio e contribuir para a hegemonia do setor no
país. Por fim, discuto como essa legitimidade contribui para manter o Brasil em
uma posição secular na divisão internacional do trabalho, enquanto um país
provedor de gêneros primários para o mercado internacional. Com essa pesquisa,
busco não apenas compreender como a Globo atua enquanto parte da concertação
política do agronegócio, mas também denunciar um discurso com grande força
política que insiste em atribuir ao Agro o adjetivo Pop.
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