Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ASSOMBRADOS PELA HISTÓRIA: EXPLORANDO O TRAUMA DO 11 DE SETEMBRO NOS FILMES DE TERROR NORTE-AMERICANOS
Autor(es): BEATRIZ NUNES SANTOS T MARTINS
Colaborador(es): PAULA ORRICO SANDRIN - Orientador
Catalogação: 26/SET/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64120@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64120
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo discutir as diferentes maneiras pelas qual o cinema de horror norte-americano dos anos 2000 foi influenciado pelo trauma ocorrido pelo atentado às Torres Gêmeas. Os norte-americanos, muitos pela primeira vez, foram confrontados com uma situação traumática de dor, impotência e luto. Antes entendido como algo que ocorreria somente em países estrangeiros, os ataques revelaram uma fragilidade do Estado que despertou um clima de insegurança e paranoia geral. Em situações traumáticas, muitas vezes é difícil processar ou colocar em palavras o que aconteceu, de forma que a arte se torna um mecanismo poderoso para discutir questões complicadas. O cinema de horror foi escolhido por ser uma mídia conhecida por despertar afetos como medo e raiva, sentimentos comuns após o 11 de setembro. A partir da mobilização de uma bibliografia em três bases; literatura crítica sobre filme de terror, afetos e trauma em sociedades e estética em Relações Internacionais, esse trabalho analisa como esses filmes conversam com uma sociedade traumatizada que está em busca de sentido por tudo que aconteceu. Perpassando diversas temáticas importantes para o cinema de terror da época, esse trabalho mostra como esses filmes são uma oportunidade de a audiência lidar, de uma maneira menos dolorosa, com o que aconteceu durante os ataques e as consequências deles (como o Ato Patriota, Abu Ghraib, Guantánamo e as guerras no Oriente Médio).
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF