Título: | ENERGY HARVESTING DE MATERIAL PVDF PARA PROLONGAMENTO DO TEMPO DE VOO DE VANT | ||||||||||||
Autor(es): |
DANIEL ZIMMER DE PAULA FREITAS |
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Colaborador(es): |
EDUARDO COSTA DA SILVA - Orientador CARLOS ROBERTO HALL BARBOSA - Coorientador |
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Catalogação: | 18/SET/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63966@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63966 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O uso de veículos aéreos não tripulados (VANTs) tem aumentado bastante nos
últimos anos. Porém, ainda existem algumas limitações que dificultam o uso extensivo
dessa tecnologia. A limitação de interesse para esse estudo é o tempo máximo de voo.
O objetivo desta pesquisa é determinar a viabilidade de estender o tempo máximo
de voo de VANTs, utilizando técnicas de energy harvesting, com foco na utilização de
materiais de fluoreto de polivinilideno (PVDF), que possuem propriedades piezoelétricas.
Inicialmente, técnicas para coleta e condicionamento de energia piezoelétrica são
apresentadas. Em seguida, o circuito integrado (CI) LTC3588 é apresentado como solução
compacta e eficiente para coleta de energia. Então, simulações computacionais são realizadas
com esse CI. Por fim, placas de circuito impresso com o CI em questão são projetadas,
fabricadas e testadas a fim de comprovar a viabilidade do emprego deste chip para a coleta
de energia a partir de filmes PVDF.
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