Título: | ANÁLISE DE TENSÕES E OTIMIZAÇÃO TOPOLÓGICA DE UM DISCO DE FREIO EM VEÍCULOS BAJA SAE | ||||||||||||
Autor(es): |
BERNARDO TURNES MOREIRA |
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Colaborador(es): |
IVAN FABIO MOTA DE MENEZES - Orientador LUISA IMBROISI CAVALCANTI - Coorientador |
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Catalogação: | 17/JUL/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63255@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63255@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63255 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho tem como objetivo a análise das tensões atuantes em um sistema de freio a disco presente no protótipo Basilísco, veículo Baja SAE desenvolvido pela Equipe Reptiles Baja PUC-Rio logo após a pandemia do COVID-19. Para este estudo, foram consideradas as tensões térmicas e mecânicas presentes no disco de freio traseiro do protótipo e, a partir dos
resultados, foi proposta uma geometria otimizada deste componente, focando em uma redução de massa expressiva utilizada na sua fabricação. Foram utilizados os seguintes softwares para o desenvolvimento do projeto: SolidWorks [20], para manipulação da geometria do disco de freio, e Ansys Workbench [19], para a realização de simulações térmicas, estruturais
estáticas e a otimização topológica do componente estudado, que se utilizam do método de elementos finitos para conseguir mapas de distribuição de tensões e deformações na estrutura com a aplicação de condições de contorno. Com uma nova geometria obtida para o disco de freio traseiro, foram feitas validações térmicas e estruturais para garantir que a integridade da
peça não seria comprometida, visto que se trata de um sistema de segurança do veículo.
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