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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: ANÁLISE DE TENSÕES E OTIMIZAÇÃO TOPOLÓGICA DE UM DISCO DE FREIO EM VEÍCULOS BAJA SAE
Autor(es): BERNARDO TURNES MOREIRA
Colaborador(es): IVAN FABIO MOTA DE MENEZES - Orientador
LUISA IMBROISI CAVALCANTI - Coorientador
Catalogação: 17/JUL/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63255@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63255@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63255
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo a análise das tensões atuantes em um sistema de freio a disco presente no protótipo Basilísco, veículo Baja SAE desenvolvido pela Equipe Reptiles Baja PUC-Rio logo após a pandemia do COVID-19. Para este estudo, foram consideradas as tensões térmicas e mecânicas presentes no disco de freio traseiro do protótipo e, a partir dos resultados, foi proposta uma geometria otimizada deste componente, focando em uma redução de massa expressiva utilizada na sua fabricação. Foram utilizados os seguintes softwares para o desenvolvimento do projeto: SolidWorks [20], para manipulação da geometria do disco de freio, e Ansys Workbench [19], para a realização de simulações térmicas, estruturais estáticas e a otimização topológica do componente estudado, que se utilizam do método de elementos finitos para conseguir mapas de distribuição de tensões e deformações na estrutura com a aplicação de condições de contorno. Com uma nova geometria obtida para o disco de freio traseiro, foram feitas validações térmicas e estruturais para garantir que a integridade da peça não seria comprometida, visto que se trata de um sistema de segurança do veículo.
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